UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/07/2008 - 18h13

Pesquisa reafirma liderança isolada de Iris Rezende, em Goiânia

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia

A primeira pesquisa de opinião após o lançamento oficial das candidaturas em Goiânia mostra uma ampla vantagem do atual prefeito, Iris Rezende (PMDB). Levantamento feito pelo Instituto Ecope/Diário da Manhã indica uma liderança folgada do peemedebista. Na pesquisa estimulada, Iris aparece com 71,9% das intenções de votos, mais de quatro vezes a soma dos outros três adversários. "É um sinal de reconhecimento pelo trabalho que temos feito em Goiânia. Mas não vamos sentar e esperar, achar que está ganho", avaliou o prefeito, que pode ser o primeiro administrador reeleito na capital goiana.

O adversário mais próximo de Iris é Sandes Júnior (PP), que aparece com 14,2% da preferência do eleitorado. O abismo que separa os dois principais concorrentes é de mais de 50 pontos percentuais. "Tenho projeto para Goiânia e vamos apresentá-lo à população. A campanha mal começou", minimiza o candidato pepista, que aposta no horário gratuito da TV para decolar nos índices.

Os outros dois postulantes ao cargo também estão longe de ser competitivos. Martiniano Cavalcante (PSOL) aparece com 1,8% das intenções e Gilvane Felipe (PPS) tem 0,5%, segundo a pesquisa, realizada no período de 18 a 20 de julho. Foram ouvidas, no total, 600 pessoas e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. "Pesquisa revela momento. Acreditamos que temos condições de crescer muito mais", ressaltou Gilvane.

A consolidação da candidatura de Iris Rezende fica comprovada também quando se avalia o desempenho dos candidatos na pesquisa espontânea, quando o nomes dos postulantes não são apresentados ao eleitor. Mais da metade dos entrevistados (50,7%) afirmaram ter a intenção de votar em Iris. Sandes Júnior foi lembrado por apenas 1,3% do total de pessoas que participaram da pesquisa. Martiniano e Gilvane sequer foram lembrados.

Com a popularidade em alta, Iris também leva vantagem quando o assunto é rejeição. De acordo com o levantamento do Ecope, apenas 5,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Sandes Júnior tem rejeição de 24,5% e Gilvane Felipe 30,5%. O candidato do PSOL ficou próximo, detendo 30,2% de rejeição.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host