UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/06/2008 - 15h54

Em pesquisa, Íris Rezende tem 67,6% de intenções de voto

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia
Um dia após ter seu nome confirmado para a disputa pela reeleição, o prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), acordou com outra boa notícia. Uma nova pesquisa feita pelo Instituto SERPES, publicada no Jornal O Popular, mostra o peemedebista com quatro vezes mais votos que todos os outros concorrentes juntos.

No levantamento, realizado nos dias 25 e 27 desse mês, Íris ganhou mais nove pontos percentuais e aparece com 67,6% das intenções de votos. "Encaro esses números com humildade e também como um reconhecimento pelos três anos e meio de trabalho por Goiânia. Mas também considero que esses índices valem como alerta para a nossa campanha. Alerta para que não tem eleição ganha e que não dá para se acomodar", avaliou o candidato.

O adversário mais próximo é Sandes Júnior (PP), que aparece na pesquisa com 15,2%. Sandes também subiu oito pontos, mas está bem atrás na disputa. "Eu estou tranqüilo e com a certeza de que esses números mudam a partir do início da campanha, quando eu apresentar as propostas e as soluções que tenho para Goiânia. E a história mostra que números expressivos do meu adversário não resultam em eleição", ressaltou o pepista.

Tanto o "alerta" de Íris como a provocação de Sandes se referem às duas eleições perdidas pelo peemedebista recentemente. "Estava falando com o senador Morconi (Perillo) e ele me lembrou que na campanha para governador de 1998, ele tinha 3% e meu adversário 65%. E todos sabem que Marconi o venceu. Depois, para senador, Demóstenes Torres tinha 0,5% e o candidato do PP números parecidos com os de hoje. E quem se elegeu foi o Demóstenes. A campanha só está começando", ressalta o prefeito.

Íris admite que o clima de já ganhou foi a causa das derrotas nas eleições anteriores e já definiu a estratégia para manter e até ampliar esses números. "Sabemos que não tem eleição ganha e vamos trabalhar. Vamos bater de porta em porta, do primeiro até o último dia da campanha", afirmou o prefeito.

Nomes fora da disputa


Além de Íris e Sandes, outros quatro nomes aparecem na pesquisa do SERPES: Tales Barreto (PTB), Gilvane Felipe (PPS), Tiãozinho Costa (PTdoB) e Martiniano Cavalcante (PSOL). Barreto e Costa já desistiram da candidatura e seus partidos declararam apoio a Sandes. Os quatro, porém, apareceram na pesquisa com um ponto percentual, ou menos.

O levantamento divulgado hoje foi o primeiro após a desistência das candidaturas de Raquel Teixeira (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), que mantinham média de 8% na pesquisa anterior. Isso mostra que, apesar de os dois desistentes terem declarado apoio a Sandes, Íris atraiu mais da metade desses votos. Entre eleitores do sexo masculino na faixa etária entre 24 e 35 anos, o peemedebista alcança 76,9% das intenções.

A faixa mais favorável a Sandes está entre o eleitorado feminino, entre 35 e 44 anos, quando ele atinge índices de 20,9%. A margem de erro da pesquisa é de 4,89 pontos percentuais para mais ou para menos. A amostragem foi de 401 eleitores.

Espontânea


Na pesquisa espontânea, onde o nome dos candidatos não é revelado, 58,9% dos entrevistados responderam que não sabia quem eram os candidatos. Íris é lembrado por 34,2% dos eleitores e Sandes por apenas 0,7%, o que mostra a consolidação do nome do atual prefeito. Na pesquisa anterior, Íris tinha 25,8% e Sandes 0,6% na pesquisa espontânea.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host