UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/06/2008 - 13h42

Sandes Júnior, já candidato oficial, comemora apoio de última hora, do PSDB e do PTB

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia
O deputado federal Sandes Júnior (PP) foi confirmado hoje como o candidato da base do Governo de Goiás para a prefeitura de Goiânia. O nome do deputado foi referendado durante a convenção do partido nesta manhã de domingo (29), na Câmara Municipal. E mais do que a homologação da candidatura, a coligação comemorou dois importantes reforços de última hora: PSDB e do PTB anunciaram apoio formal à candidatura na tarde de sábado.

"Estou muito feliz. Com os apoios, com a convenção, com o andamento da pré-campanha. Agora é mostrar que tenho projeto para solucionar os principais problemas de Goiânia", disse o candidato, que disputa pela terceira vez o cargo. Nas duas eleições anteriores, acabou derrotado.

A aliança com os tucanos seguia emperrada, mas foi resolvida após interferência do Governador Alcides Rodrigues (PP). A aliança foi consolidada após uma reunião entre o governador e lideranças das duas legendas. "Durante os últimos dias, o PSDB buscou alternativas, mas nenhuma se viabilizou. Então decidimos apoiar a indicação do governador", confirmou a deputada federal do partido, Raquel Teixeira.

"Sandes é o candidato que conseguiu chegar até o final com maior volume de apoio. E desde o início estava definido que quem chegasse à reta final com mais apoio seria ungido pela base", ressaltou o ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB). Também participou do encontro o deputado federal Jovair Arantes (PTB).

O anúncio dos dois partidos põe fim à possibilidade de divisão da base, a maior preocupação de Sandes. "Trabalhamos sempre pela união de todos e fico muito feliz que tudo deu certo", afirmou o candidato, que espera agora pela indicação dos aliados do nome do vice, que deve sair do PSDB ou do DEM. As convenções de tucanos e democratas serão realizadas na segunda-feira (30). "Na hora certa, estaremos anunciando o vice", disse Sandes.

Além de tucanos e pepistas, Sandes já havia conseguido atrair para a sua chapa o DEM e o PSB e agora tem ao seu lado os maiores partidos da base. Situação diferente das últimas campanhas para prefeito. Em 2000, a base do então governador Marconi Perillo esteve dividida com Lúcia Vânia e em 2004 também não havia se unido com o mesmo Sandes Júnior. A última vez que a base se uniu foi em 1996, na campanha vitoriosa de Nion Albernaz. "Ao longo dos últimos dias, o partido manteve conversações com as demais frentes e tudo caminha muito bem. Agora é trabalhar para as eleições", ressaltou o candidato.

Além da maratona para agregar apoios em torno de seu nome, Sandes agora tem outro grande desafio pela frente: derrotar o atual prefeito, Íris Rezende, que aparece na liderança absoluta de todas as pesquisas com índices próximos a 60%. "Não temo esses números. O meu adversário já está acostumado a perder eleições que todos consideravam ganhas", ressaltou Sandes, fazendo referência às campanhas de 1998, quando o atual prefeito foi derrotado pelo até então desconhecido Marconi Perillo, e a de 2000, quando não conseguiu uma das duas vagas de senador por Goiás.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host