UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 16h03

Com maioria da Câmara, Luizianne Lins diz que vai começar do zero em 2009

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['ce13897']

Com a maioria da bancada na Câmara Municipal, eleita neste domingo (5), a prefeita reeleita Luizianne Lins não deverá enfrentar grandes dificuldades em sua segunda administração frente à Prefeitura de Fortaleza. A petista já havia conseguido montar uma base aliada formada pela maioria dos vereadores na atual gestão, e o quadro deve permanecer igualmente tranqüilo.


Para o novo mandato, Luizianne conta com apoio de 12 partidos políticos (PT, PSB, PC do B, PMDB, PV, PHS, PMN, PTN, PRB, PSDC, PSL e PT do B) que fizeram parte de sua coligação e elegeram 26 vereadores das 41 vagas.


O partido da prefeita, pela primeira vez, terá a maior bancada da Câmara ao lado do PMDB, ambos com quatro cadeiras cada. Entre os vereadores petistas eleitos estão Guilherme Sampaio, líder da prefeita na Câmara, e os ex-assessores de Luizianne: Acrísio Sena e Ronivaldo Maia.


João Alfredo (PSOL), eleito o vereador mais votado da capital com 14.917 votos, deverá ser o principal calo de Luizianne na Câmara. O ex-aliado e um dos coordenadores da campanha de 2004 rompeu com a petista e passou a fazer oposição à ela.

  • UOL

    Composição da Câmara Municipal


Em entrevista coletiva concedida após o resultado oficial de sua reeleição, Luizianne comentou sobre o vereador do PSOL. "Oposição por oposição, nem o povo agüenta, mas se for com consistência, a gente pode ver. E vamos exercitar de forma democrática", afirmou.


Dentre os outros vereadores que irão assumir em 2009, o DEM e o PDT, partidos dos candidatos derrotados Moroni Torgan e Patrícia Saboya, respectivamente, elegeram dois vereadores cada. O PR, partido do ex-governador Lúcio Alcântara e do ex-candidato Adahil Barreto, elegeu um vereador e o PSDB, partido coligado ao PDT, também vai ocupar uma vaga.


Próxima gestão


Prometendo recomeçar do zero a partir de dezembro, Luizianne Lins diz que vai analisar todos os secretários e manterá apenas os que apresentaram um bom desempenho. "A partir de dezembro, zera tudo. Quem foi muito bem, vai ficar. Quem não foi, vai ser mudado. Não temos compromisso individual nem pessoal com ninguém", declarou.


Para a prefeita reeleita, os quase quatro anos de sua primeira gestão serviram de experiência e, neste próximo governo, sua meta é a "excelência do governo". "Nossa cidade tem tudo para ser a grande capital do Brasil", disse.


Luizianne Lins afirmou ainda que pretende investir mais na área da saúde, um dos setores mais criticados por seus adversários nesta campanha, principalmente nos serviços de média complexidade -exames e serviços de especialidades médicas. Segundo ela, ainda no início de 2009, serão realizados três concursos públicos: professores efetivos, para a guarda municipal e de fiscal da limpeza urbana.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cida%>