UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 20h46

Vox Populi aponta que Fortaleza ainda poderá ter segundo turno

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza

Os números da sétima pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta sexta-feira (3), apontam que na reta final a eleição em Fortaleza ainda não está decidida. A candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), continua liderando a disputa, com 48% das intenções de voto, seguida por Moroni Torgan com 24% e Patrícia Saboya com 14%.


A petista tem seis pontos percentuais a mais do que a soma dos votos de seus adversários, mas ainda existe a possibilidade da disputa ir para o segundo turno. Renato Roseno (PSOL) e Pastor Neto Nunes (PSC) aparece com 2% cada. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos são 3% e indecisos, 7%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.


Comparando os números da primeira pesquisa, divulgada em 15 de julho, com a desta sexta, a situação se inverteu e Moroni que estava à frente da petista, com uma diferença de apenas quatro pontos percentuais, ficou para trás. Luizianne Lins teve um crescimento de 22 pontos percentuais e subiu de 26% para 48%. Moroni Torgan fez o caminho inverso e perdeu seis pontos, oscilando negativamente de 30% para 24%. O mesmo aconteceu com Patrícia Saboya que aparecia com 21% e hoje tem 14%.


A pesquisa simulou um eventual segundo turno entre os três candidatos mais bem colocados na disputa. Se Luizianne disputasse com Moroni ou com Patrícia, a petista ganharia com a mesma quantidade de votos, 55%. Moroni teria 37% e Patrícia, 34%.


Se o segundo turno fosse entre a pedetista e Moroni, Patrícia teria 45% das intenções de voto contra 37% do candidato do DEM. Nesta simulação se destaca o número de votos brancos e nulos, 14%.


A sétima pesquisa Vox Populi foi contratata pela TV Jangadeiro, afiliada do SBT, e entrevistou 1.500 pessoas nos dias 29 de setembro e 1º de outubro e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 109.913/2008.


Rejeição



A rejeição de Luizianne Lins e Moroni Torgan caiu um ponto percentual em relação a última pesquisa Vox Populi. A petista tem hoje um índice de 22% e o candidato do DEM tem 30%. A rejeição da petista caiu nove pontos percentuais, desde a primeira pesquisa Vox Populi, e a de Moroni aumentou seis pontos.


Dentre os três candidatos mais bem colocados na pesquisa, Patrícia Saboya é quem aparece com o menor indice de rejeição 8%. Na primeira pesquisa o índice era de 4%.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Os números da sétima pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta sexta-feira (3), apontam que na reta final a eleição em Fortaleza ainda não está deci%>