UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

16/09/2008 - 12h11

Em Fortaleza, candidatos trocam comícios por debates

Faltando menos de 20 dias para as eleições, os candidatos de Fortaleza participaram de apenas dois debates na televisão. Mas não faltam debates em universidades e outras instituições como sindicatos.

Durante toda esta semana, os candidatos à Prefeitura de Fortaleza terão que trocar as agendas noturnas de comícios para debater diretamente com seus adversários. A programação começou na noite desta segunda-feira (15) com debate na Universidade de Fortaleza (Unifor). Dos nove candidatos apenas Luizianne Lins (PT), que disputa à reeleição, e o pastor Neto Nunes (PSC) não estiveram presentes.

Em nota, a assessoria da petista pediu desculpas pela sua ausência, mas explicou que sua agenda já estava comprometida com comício na Vila Pery, que não poderia ser cancelado por já ter sido adiado anteriormente. O pastor Neto Nunes não enviou nota, mas em sua agenda estava prevista participação a culto da Assembléia de Deus.

Luizianne chegou a ser vaiada por parte do público presente e também teve sua ausência criticada por seus adversários. Patrícia Saboya (PSB) afirmou que Luizianne não respeita o debate e Moroni Torgan (DEM) declarou que a candidata está fugindo do embate, lembrando a ausência da candidata em outro evento realizado no começo do mês na Faculdade 7 de Setembro. Na ocasião, a candidata, que alegou indisposição, também foi vaiada.

Na noite desta terça-feira (16) é a vez do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindfort) realizar debate com o tema "Servidores e serviços públicos de Fortaleza: urgências e desafios para a próxima administração municipal". Novamente, devem estar ausentes Luizianne e pastor Neto. Na agenda da petista está marcado comício no bairro Antônio Bezerra e na do candidato do PSC visita a igrejas evangélicas.

Desde antes do período eleitoral, o Sindifort tem feito críticas à administração de Luizianne por meio de outdoors e notas na mídia impressa. Entretanto, a coligação da petista conseguiu proibir, na justiça eleitoral, o sindicato de veicular qualquer forma de propaganda contra a prefeita.

Na quarta (17), O Centro Indústria do Ceará fará a sua última rodada de debates com Luizianne Lins, pastor Neto Nunes e Renato Roseno (PSOL). Na quinta-feira está agendado debate na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na sexta no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-CE).

Para a televisão estão previstos mais quatro debates, dois ainda em setembro e os outros na véspera da eleição. Neste domingo (21), o debate será na TV Diário (emissora local) e no próximo domingo (28) na TV Cidade, afiliada da Record. No dia 1º de outubro, a TV Jangadeiro, afiliada ao SBT, faz seu segundo debate e no dia seguinte é a vez da TV Verdes Mares, afiliada a Rede Globo.

Debate Unifor

Mesmo sem a participação de Luizianne Lins (PT), não faltaram críticas a sua administração no debate desta segunda-feira (15), na Unifor.

Patrícia Saboya (PDT) declarou que na última eleição para prefeito chegou a votar em Luizianne, mas que lamenta devido às atitudes que a petista têm tomado desde que assumiu o governo. A pedetista chegou a dizer que a "cidade está um verdadeiro caos". E também criticou o fato de Luizianne não ter aberto as contas dos cartões corporativos da Prefeitura.

A pedetista chegou a parodiar com o slogam "Fortaleza Bela", da gestão de Luizianne. "Fortaleza é uma cidade bela, mas bela adormecida que precisa ser acordada", afirmou a candidata.

Patrícia, Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR) também voltaram a fazer críticas à "Fortaleza virtual" que a petista estaria apresentando em seus programas eleitorais na televisão. Moroni ainda declarou que qualquer um dos candidatos poderia fazer uma administração melhor do que a de Luizianne, já que "não precisaria fazer muito para fazer mais do que foi feito nos últimos quatro anos".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host