UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/09/2008 - 14h52

Candidatos atacam "cidade virtual" de Luizianne

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Alguns dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza estão mudando suas estratégias de campanha para tentar desconstruir a "Fortaleza virtual" mostrada por Luizianne Lins (PT), que lidera a disputa, em seus programas eleitorais. Os candidatos afirmam que a petista tem mostrado uma cidade que não condiz com a realidade.

A maior transformação é percebida na campanha de Moroni Torgan (DEM) que, no começo, havia traçado uma linha mais serena, bem diferente do perfil mais exaltado que o candidato apresentou em outras campanhas. O candidato do DEM, que evitava fazer críticas diretas à administração de Luizianne, agora afirma que várias promessas da petista não foram cumpridas e que é preciso mostrar isso aos eleitores.

Moroni diz que esta linha foi adotada por se sentir indignado com o que a petista tem mostrado em seu programa eleitoral e por isso seria necessário "mostrar a verdade para que a mentira não prospere".

O coordenador de marketing da campanha de Moroni, Ruy Câmara, nega que o candidato esteja mais agressivo. Para ele, o deputado está apenas mostrando "cenas reais de uma Fortaleza feia, suja e doente que a prefeita Luizianne desconhece completamente e esconde dos eleitores".

Adahil Barreto (PR), que desde o começo tem se mostrado crítico à gestão petista, aumentou o tom. O candidato afirma que sua campanha acompanha o momento eleitoral e que agora é preciso mostrar a verdade. "Estamos vendo programas de televisão absolutamente virtuais com o único objetivo de confundir a boa fé do povo de Fortaleza. É preciso, sem agressões, mostrar quem está falando à verdade", afirma Adahil.

A coordenação de sua campanha confirma que o candidato do PR vai agora argumentar que fatos contraditórios estão sendo apresentados nos programas eleitorais de Luizianne. Mas acrescenta que as críticas também podem recair sobre qualquer um dos demais adversários.

Patrícia Saboya também estaria indignada com a propaganda eleitoral de Luizianne, por mostrar, segundo ela, uma "cidade virtual". Entretanto, em seu programa, a candidata do PDT vem mostrando mais suas propostas de governo em detrimento da crítica à atual gestão da petista.

A assessoria de imprensa de Luizianne Lins declara que a campanha da petista não sofrerá grandes modificações e que continuará enfatizando o que já foi feito e as propostas para a próxima gestão, além de destacar as vantagens de ser parceira do governo federal e estadual.

Outras críticas

Além da "Fortaleza virtual", os adversários de Luizianne Lins estão contestando também sua aliança com o governo federal e estadual. Moroni Torgan e Adahil Barreto usaram parte de seu tempo na TV para afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes não deixarão de investir na capital se o novo prefeito não for seu aliado direto.

Moroni Torgan ainda tem acusado a petista de estar praticando "terrorismo" na periferia da cidade. Segundo ele, ela estaria fazendo as pessoas acreditarem que, se não votarem nela, iriam perder benefícios de programas como Bolsa Família e Bolsa Atleta.

Em um das inserções de Moroni Torgan, o candidato a vice-prefeito de sua coligação, Alexandre Pereira, "esclarece" a população que os programas são federais e que a reeleição de Luizianne não significa sua manutenção.

A coligação de Luizianne repudiou as declarações e afirmou que ainda está decidindo se a representação na Justiça Eleitoral contra Moroni será feita pela candidata ou pela prefeitura. Em relação à propaganda na TV de Alexandre Pereira, a coligação da petista já entrou com representação na Justiça para proibir a exibição.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host