UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 15h30

Falsas pesquisas para vereador são divulgadas em Fortaleza

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Duas supostas pesquisas de intenção de votos para vereador começaram a circular esta semana na Câmara Municipal de Fortaleza. Ambas trazem a relação dos candidatos que teriam sido mais citados pelos eleitores. As pesquisas são atribuídas aos Datafolha e ao Vox Populi, mas os institutos negam a autoria.

A primeira pesquisa traz o timbre do Datafolha, mas não consta nenhum número de registro na Justiça Eleitoral, enquanto a segunda, atribuída ao Vox Populi, traz o número 63.666/2008. O registro existe no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, mas como pesquisa de intenção de voto para prefeito, e não para vereador.

A data da pesquisa, contratada pela TV Jangadeiro, também é diferente, assim como o número de eleitores ouvidos. A verdadeira pesquisa registrada no TRE-CE com o nº 63.666 ouviu 700 pessoas entre os dias 25 e 26 de julho.

A falsa pesquisa Datafolha traz uma relação com 50 nomes dos candidatos que teriam sido mais citados pelos 2.516 entrevistados em 89 bairros de Fortaleza. A falsa pesquisa do Vox Populi divulga uma lista com 82 nomes e teria ouvido, nos dias 24 e 27 de agosto, 1.480 pessoas nos terminais de ônibus da capital.

O Datafolha afirma que irá acionar a Justiça Eleitoral para que o TRE-CE emita um alerta sobre a falsa pesquisa. De acordo com Moema Soares, gerente de jornalismo da TV Jangadeiro, que fechou parceria com o Vox Populi no município, a emissora não realizou nenhuma pesquisa de intenção de votos para vereador e nem para o interior do Estado. Moema também afirma que a emissora está tomando as medidas necessárias para mostrar que a dita pesquisa não passa de fraude.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host