UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/09/2008 - 17h49

Ministro visita hospital e nega cunho eleitoral de obra de Luizianne

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
As obras do Hospital da Mulher em Fortaleza, tema constante de debates entre os candidatos à prefeitura, voltaram a ser o centro das atenções no município nesta quinta-feira (10). No começo da tarde, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visitou o local e negou que estivesse em campanha pela candidatura Luizianne Lins (PT), que disputa a reeleição.

Durante a visita, Temporão afirmou que estava no local como ministro e que não há contexto eleitoral. "Essa não é uma obra eleitoreira, é uma obra dentro de um contexto de política de saúde que a prefeita vem implementando", afirmou o ministro.

"A noite é livre. Depois do expediente eu faço o que eu quiser", em referência a sua participação à noite em ato no comitê da petista. O ministro apresenta, ao lado de Luizianne, o programa de governo da candidata para um possível segundo mandato.

Inicialmente, a agenda de Luizianne informava sua participação na visita, cancelada posteriormente. No lugar da prefeita, compareceu o secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro.

Temporão, que gravou depoimento para Luizianne, é o quinto ministro de Lula que vem a Fortaleza declarar seu apoio à candidatura petista. Os outros foram José Pimentel (Previdência Social), Nilcéa Freire (Políticas Públicas para as Mulheres), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Tarso Genro (Justiça).

O Hospital da Mulher foi uma das principais promessas de Luizianne e as obras estão sendo mostradas no programa eleitoral da candidata. A coligação de Patrícia Saboya (DEM) conseguiu na Justiça Eleitoral proibir a petista de usar imagens digitalizadas do local em sua propaganda.

Para a pedetista, as imagens poderiam fazer com que os eleitores acreditassem que as obras no local já foram concluídas. Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR) também criticaram a utilização das imagens digitalizadas.

Mais visitantes
Pela manhã, um grupo de cerca de 70 pessoas visitou o hospital. Durante o trajeto, chegaram a ser acompanhados de pessoas ligadas à campanha de Moroni Torgan (DEM). O vice de Moroni, Alexandre Pereira (PP), que não estava presente, afirmou que a coligação está apenas apoiando a iniciativa.

Rogério Medeiros, que se identificou como um dos organizadores do movimento, disse que o grupo formado por professores e alunos de instituições públicas e privadas de Fortaleza decidiu visitar as obras para "testemunhar a realidade".

Ele negou que o movimento esteja sendo organizado por partido político e disse que os custos para pagar os ônibus fretados para fazer o trajeto foram rateados entre os participantes. Disse ainda desconhecer que pessoas ligadas ao candidato do DEM estivessem presentes, mas declarou que todos eram bem vindos.

O estudante de oceonografia da Universidade Federal do Ceará, Rodolfo Teixeira, afirmou que foi convidado por um amigo e que estava presente para saber o que de fato estava acontecendo nas obras.

A assessoria de Patrícia Saboya (PDT) disse que a candidata foi convidada para participar do movimento por meio de uma mensagem de celular, mas que não compareceu. O trajeto visitou as obras da Orla do Pirambú, do Centro de Cultura, Arte e Lazer (Cuca) da Barra do Ceará e da Parangaba e também do Hospital da Mulher. Todas são obras apresentadas por Luizianne Lins em seu programa eleitoral.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host