UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/09/2008 - 13h33

Saúde é tema prioritário de candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Candidatos à Prefeitura de Fortaleza apostam em projetos na área da saúde para conquistar votos dos eleitores e, ainda, para criticar Luizianne Lins (PT), que disputa a reeleição.

As principais críticas são referentes ao mau funcionamento dos postos de saúde da capital, equipes insuficientes no Programa Saúde da Família e lotação do Hospital Dr. José Frota, o maior do Ceará.

Apesar das críticas, a saúde também é um dos temas prioritários da petista, que usa seus programas eleitorais para se defender dos ataques e fazer um balanço do que realizou em sua gestão.

Um dos argumentos de Luizianne é o de que, apesar de não ter resolvido todos os problemas, muito já avançou. Ela ainda ataca as propostas dos adversários: "O problema da saúde é complexo e não é com promessas fáceis que se vai resolver", afirma a petista.

O Hospital da Mulher, uma das promessas de 2004 e que está no início de sua construção, continua como uma das obras que a petista promete entregar para a população se for reeleita.

Para resolver os problemas, Moroni Torgan (DEM) afirma que vai investir no Bolsa Saúde, que funcionaria como o Bolsa Família, no qual a pessoa receberia uma cartão para comprar medicamentos e que incluiria até um motoqueiro para levar o remédio em casa se não houver condições de ir buscá-lo.

Pastor Neto Nunes (PSC) inspirou-se no Ronda no Quarteirão, programa de segurança do governo estadual, para criar o Saúde no Quarteirão. Enquanto o Ronda coloca carros da polícia circulando durante todo o dia em áreas pré-determinadas, o Saúde do Quarteirão disponibilizaria ambulâncias que seriam distribuídas em todos os bairros de Fortaleza.

Patrícia Saboya (PTD) promete "organizar o caos" e, para isso, criaria as Praças da Saúde, pequenos postos de atendimento médico espalhados pelos bairros que seriam interligados a um posto maior, que funcionaria 24 horas por dia e teria mais equipamentos e diversas especialidades médicas. Outro projeto é o "Médico da Família", no qual cada família teria o número do telefone celular de um médico para casos de emergência.

Renato Roseno (PSOL) promete realizar um projeto de saúde integral de qualidade que incluiria ampliação do saneamento básico e da área verde da capital.

Luiz Gastão (PPSC) diz que irá construir mais quatro hospitais de referência. Adahil Barreto (PR) fala em criar clínicas de especialidades médicas em toda a Fortaleza para melhorar a vida dos pacientes com doenças crônicas. Aguiar Júnior (PTC) fala em melhorias nos postos de saúde.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host