UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/08/2008 - 14h18

Luizianne e Moroni lideram disputa, diz Datafolha

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
A segunda pesquisa realizada pelo Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza mostra que Luzianne Lins (PT), candidata à reeleição, e Moroni Torgan (DEM) estão tecnicamente empatados. A petista está com 35% das intenções de votos e o candidato do DEM tem 29%. Esta é a primeira vez que Luizianne sai na frente de Moroni nas pesquisas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Análise

Fernando Rodrigues comenta pesquisas de intenção de voto



Em comparação com a última pesquisa Datafolha, divulgada em julho, em que os dois candidatos também apareciam empatados com 30% das intenções de voto cada, Luizianne subiu cinco pontos percentuais enquanto Moroni perdeu um ponto. Já Patrícia Saboya (DEM) passou de 22% para 19%.

Renato Roseno (PSOL) continua com os 2% da pesquisa anterior e Adahil Barreto (PR) permanece com 1%. Aguiar Júnior (PTC), Carlos Vasconcelos (PCB), Luiz Gastão (PPS) e pastor Neto Nunes (PSC) não alcançaram 1% cada um. O número de indecisos é de 7% e brancos ou nulos somam 6%.

Nas três eventuais situações de segundo turno, os eleitores de Fortaleza aparecem divididos e os resultados apontam para empate técnico. No confronto entre Luizianne e Moroni, a petista teria 47% contra 44% do candidato do DEM. Votariam em branco ou anulariam 7% e 2% estão indecisos.

Já no embate entre Luizianne e Patrícia, o resultado seria de 46% e 45%, respectivamente. Somariam 8% os votos brancos e nulos e indecisos seriam 2%. E na simulação do segundo turno entre Moroni e Patrícia, a senadora teria 45% contra 43% do candidato do DEM. Brancos e nulos seriam 10% e indecisos seriam 2%.

A pesquisa ouviu 814 eleitores entre os dias 22 e 23 de agosto e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará sob o número 82961/2008, autos 406.

Rejeição



Luizianne Lins (PT) e Moroni Torgan (DEM) também lideram os índices de rejeição dos eleitores. A petista tem 29% de rejeição e o candidato do DEM 31%. Enquanto a petista melhorou neste quesito, passando de 33% para 29%, o candidato do DEM viu seu índice de rejeição aumentar de 28% para 31%.

Apesar de manter a menor rejeição dentre os candidatos mais bem colocados na pesquisa, Patrícia Saboya (PDT) teve um crescimento de cinco pontos percentuais entre os eleitores que não admitem votar nela e seu índice passou de 15% para 20%. O mesmo acontece com pastor Neto Nunes (PSC) que viu sua rejeição crescer de 12% para 17%.

Luiz Gastão (PPS) é rejeitado por 15% dos eleitores, Adahil Barreto (PR) por 14%, Carlos Vasconcelos (PCB) por 13% e Aguiar Júnior (PTC) e Renato Roseno (PSOL) possuem 12% de rejeição cada.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host