UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/08/2008 - 19h48

Poucas promessas no primeiro dia de propaganda gratuita

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Pouca inovação no conteúdo e na forma estética e também poucos padrinhos políticos no primeiro dia do programa dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no horário eleitoral na TV.

A maioria dos candidatos usou o primeiro programa para se apresentar e mostrar sua biografia. Com exceção do Pastor Nunes (PSC), que destacou seu programa na área da saúde, nenhum dos candidatos apresentou propostas de governo. Todos falaram de forma ampla sobre melhorar os problemas da cidade.

A imagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva foi bastante explorada pelas candidatas Luizianne Lins (PT), que disputa a reeleição, e pela senadora Patrícia Saboya (PDT). A petista destacou o fato de contar com o apoio do presidente Lula e do governador Cid Gomes, enquanto a propaganda de Patrícia enfatizou o fato de ela ter sido vice-líder do governo no Senado.

Como uma resposta às críticas que vem enfrentando dos adversários, de que durante sua gestão não fez nada de concreto, Luzianne Lins fez um balanço da gestão e enfatizou que "nem sempre se consegue ver o que se está fazendo" e que sua grande obra "é cuidar bem das pessoas". Além de destacar que, neste período, esteve arrumando a casa devido a má gestões anteriores.

O discurso do governador Cid Gomes, em apoio à Luizianne, seguiu a mesma linha destacando que a petista teve que estabelecer prioridades em sua administração e que ela sabe dialogar com os governos estaduais e federais. Cid terminou sua participação pedindo apoio e voto para a petista.

Em seu programa, Patrícia não apareceu falando. A candidata foi apresentada aos eleitores por meio de clipes e jingles que contaram, por meio de recortes de jornais e revistas e de fotos, sua trajetória política e de seus projetos no Senado. O resto do seu tempo foi preenchido por imagens de Patrícia nas ruas, em caminhadas e em outros eventos de campanha e também com depoimento de pessoas destacando porque votariam nela.

Moroni Torgan (DEM) destacou que se preparou nos últimos anos para assumir a Prefeitura e destacou o fato de não precisar se apresentar por já ser conhecido do eleitor. Ele dividiu o espaço com seu vice, Alexandre Pereira. O plano de governo de Moroni, denominado "Plano de Gestão e Modernizaão de Fortaleza", foi mostrado como um "novo modelo de gerenciamento".

Adahil Barreto (PR) foi apresentado pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PR), que tem sido seu principal cabo eleitoral nesta campanha. O ex-governador pregou que, na hora de votar, devem-se evitar aqueles candidatos que representam o "amadorismo, a aventura e o monopólio do poder".

Luiz Gastão (PPS) e Carlos Vasconcelos (PCB) usaram seus programas para mostrar suas trajetórias de vida. O programa do candidato do PSB foi cortado antes do final por ter extrapolado o tempo. Pastor Neto Nunes (PSC), assim como Moroni, abriu espaço para seu vice, Sérgio Gomes, e enfatizou a "presença" de Deus em sua campanha.

Renato Roseno (PSOL) usou seu programa para defender uma outra política, mais "justa e solidária", afirmou não querer vender ilusões e pediu um voto de oposição por um mundo "para além da mercadoria". Já Aguiar Júnior (PTC) pregou não ter "dono e nem patrão" e declarou ser abençoado por Deus.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host