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16/08/2008 - 15h26

Candidatos não inovam no formato do horário eleitoral em Fortaleza

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
O início da propaganda eleitoral na TV e no rádio marca uma nova fase da campanha eleitoral. É o que espera a maioria dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza, que apostam na visibilidade proporcionada pela televisão para crescer nas pesquisas de intenção de voto. Entretanto, o horário eleitoral não deve trazer novidades em relação ao formato apresentado em outras eleições.

Dona do maior tempo, 10min9s, a candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) pretende usar o espaço para fazer um balanço do seu primeiro governo e também para associar sua imagem com a do governador Cid Gomes e a do presidente Lula. E para ajudar na campanha, a petista contratou o publicitário Duda Mendonça, que está fazendo consultoria para a candidata a cada 15 dias.

Prometendo não realizar ataques diretos, mas sem negar que irá fazer críticas a gestão de Luizianne, a senadora Patrícia Saboya (PDT), que possui 5min31s, vai apostar nas suas propostas de governo e nas soluções para os problemas de Fortaleza.

Já Moroni Torgan (DEM) pretende não entrar em "querelas políticas" durante seu tempo de 5min15s. O objetivo é enfatizar seu programa de governo. O ex-deputado quer usar seus programas para conquistar o eleitorado da classe média, que não vai a comícios e nem pode ser atingido pelo corpo-a-corpo.

Com 2min5s, o deputado estadual Adahil Barreto (PR) prefere não revelar o que vai apresentar nos seus programas. Entretanto, o coordenador da campanha, Zenóbio Guedes, destacou que o programa eleitoral é um espaço para que o eleitor possa conhecer o histórico e as propostas do candidato e também para mostrar o que os outros "prometeram e não cumpriram".

Em sua primeira disputa por um cargo no executivo, Luiz Gastão (PPS) vai aproveitar parte do seu tempo de 1min58s para se apresentar aos eleitores. Essa é a mesma proposta do candidato José Carlos Vasconcelos (PCB), 1min7s, que primeiro pretende apresentar seu perfil e histórico, para só depois entrar no debate político.

O projeto Ronda da Saúde, com uma ambulância por bairro, será a principal aposta do candidato Pastor Neto Nunes (PSC) para seu programa de 1min28s. Com 1min14s, Aguiar Júnior (PTC) também irá priorizar seu plano de governo.

Renato Roseno (PSOL), com 1min14s, afirma que fará um programa diferente. "Vamos apostar na força das palavras e nas palavras como exemplo", explica o candidato, que pretende mostrar na prática como seriam as soluções para os problemas de Fortaleza.

Investimento

Enquanto alguns candidatos investem em contratação de agências de publicidade e de profissionais da área de marketing, outros gravam seus programas eleitorais de forma quase artesanal.

É o caso do Pastor Neto Nunes (PSC), que fechou uma parceria com uma universidade particular de Fortaleza, que irá ceder seu estúdio para a gravação dos programas. Os equipamentos serão alugados e um grupo de jovens estudantes de audiovisual irá cuidar da parte da produção e filmagem.

José Carlos Vasconcelos (PCB) diz que não deverá gastar nem R$ 10 mil com a produção de seus programas de rádio e TV, e destaca que não contratou uma produtora nem marqueteiros.

Já Renato Roseno (PSOL) conta com voluntários para produzir e gravar seus programas, que estão sendo preparados num estúdio alugado.

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