UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/07/2008 - 15h54

Vox Populi revela empate entre três candidatos em Fortaleza

Samanta Petersen
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta terça (29) revela que três candidatos estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Fortaleza (CE). O ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM) e a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), que concorre à reeleição, estão com 27% das intenções de voto, enquanto a senadora Patrícia Saboya (PDT) aparece com 23%.

O empate acontece dentro da margem de erro, de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos. Renato Roseno (PSOL) e Pastor Neto Nunes (PSC) mantiveram os 2% de intenções de voto com relação à última pesquisa do mesmo instituto.

Adahil Barreto (PR) e Luiz Gastão Bittencourt (PPS), que aparece pela primeira vez na pesquisa, têm 1% cada. Todos os demais candidatos somam menos de 1%. Não votariam em nenhum dos candidatos, brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não responderam, 10%.

Na primeira pesquisa Vox Populi, Luizianne Lins tinha 26%. Moroni Torgan passou de 30% para 27% e Patrícia tinha 21%.

A pesquisa foi solicitada pela TV Jangadeiro, afiliada do SBT. Foram feitas entrevistas com 700 moradores entre os dias 25 e 26 de julho. A pesquisa está registrada na 116ª Zona Eleitoral sob o número 63666/08.

Segundo turno

A pesquisa simulou um segundo turno entre os três candidatos mais bem colocados. Numa possível disputa entre Moroni e Luizianne, o ex-deputado sairia na frente com 46% contra 40% da candidata à reeleição. Neste cenário, brancos e nulos tiveram 9% das intenções de votos e 6% não sabem ou não responderam.

Entre Luizianne e Patrícia, a prefeita também perderia as eleições. Na simulação, a senadora obteve 50% das intenções de voto contra 36% da candidata à reeleição. Brancos e nulos seriam 9% e não sabem ou não responderam, 5%.

Já em um segundo turno entre Moroni e Patrícia, a senadora ganharia o pleito com 48% contra 38% do ex-deputado. Brancos e nulos seriam 8% e não sabem ou não responderam 6%.

Voto espontâneo

Na pesquisa de voto espontânea -quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados- Luizianne Lins se manteve em primeiro lugar com 19%, a mesma porcentagem da primeira pesquisa.

Moroni Torgan também manteve 15% das intenções de voto e Patrícia Saboya passou de 10% para 13%. Renato Roseno manteve 1%. Todos os demais candidatos somam menos de 2%. Não votariam em ninguém, brancos e nulos contabilizam 10% e indecisos somam 42%.

Rejeição

Luizianne Lins, que obteve o maior índice de rejeição na primeira pesquisa Vox Populi, 33%, agora contabiliza 30% dos que não votariam nela. Moroni Torgan manteve 14% e Patrícia tem agora 6%, contra 4% da última pesquisa. Pastor Neto Nunes tem 5%, Adahil Barreto, 3%, e Sílvio Frota (PAN), 2%.

Fernandes Filho (PSDC), Renato Roseno, José Carlos Vasconcelos (PCB), Luiz Gastão Bittencourt e Aguiar Júnior (PTC) têm 1% de rejeição cada. Os que não votariam em nenhum dos candidatos somam 5%. Já os que votariam em qualquer um deles representam 4% e indecisos, 17%.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Fortaleza - CE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host