UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/07/2008 - 21h53

Procuradoria do Ceará pede que PF investigue chapa da petista Luizianne Lins em Fortaleza

Vicente Gioielli
Especial para o UOL
Em Fortaleza
O procurador regional eleitoral em exercício no Ceará, Alessander Sales, anunciou nesta terça-feira (8) que pedirá à Superintendência da Polícia Federal no Estado uma investigação sobre a definição do candidato a vice na chapa da prefeita Luizianne Lins (PT), que concorre à reeleição.

Segundo Sales, indícios apontariam para uma fraude na ata da convenção que homologou a chapa da petista. Ele se baseia em notícias da imprensa que demonstram que até o final do evento realizado no dia 29 de junho ainda não havia sido definido o nome do vice de Luizianne. "Existem até declarações dadas por ela que apontam neste sentido", diz em entrevista ao UOL.

"Na ata apresentada pelo PT no dia do registro da candidatura está que o vice (o também petista Raimundo Ângelo) foi definido no dia da convenção. Isso pode não traduzir a realidade e pode ser configurado como fraude", prossegue o procurador. "Por isso, para demonstrar se houve ou não fraude, precisa de uma investigação, de um inquérito policial", diz.

Assim que a Superintendência da Polícia Federal for notificada, os policiais têm 30 dias para apurar, cabendo, ainda, pedido de mais prazo. "A Polícia Federal provavelmente analisará os documentos e tomará depoimentos dos envolvidos", explica Alessander Sales.

O procurador também encaminhou para a PF uma cópia da ata do PSDC, partido coligado com o PT, que não especifica o nome do vice de Luzianne, o que só teria sido feito depois, através de um adendo.

Além da Polícia Federal, o procurador regional eleitoral tenta mobilizar também os promotores eleitorais. "Distribui cópias para eles poderem também averiguar o caso", afirma, ressaltando que eles podem pedir a impugnação da candidatura.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host