UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/06/2008 - 19h25

Mesmo sem vice, PT oficializa candidatura de Luizianne Lins

Vicente Gioielli
Especial para o UOL
Em Fortaleza
Ainda sem vice definido, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), teve sua candidatura à reeleição homologada neste domingo (28) em convenção na capital cearense. A coligação é formada por PT, PSB, PMDB, PCdoB, PHS, PV, PSL, PTdoB, PRB, PMN e PTdoB.

A petista, que não contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB) no evento, alegou que tem até esta segunda (30) para definir o nome que comporá chapa com ela e que está buscando a melhor alternativa.

Em entrevista coletiva Luizianne disse que está tendo que administrar "a crise do partido dos outros" e que espera que o PSB defina com urgência o melhor nome "para ajudar na construção de uma cidade mais bela".

Segundo a assessoria do governador Cid Gomes, não houve racha entre ele e a petista. A causa da ausência foram problemas de saúde.

A indefinição do vice de Luizianne remonta a 2006, durante a campanha para o governo do Estado. A petista condicionou seu apoio a Cid Gomes, do PSB, se pudesse indicar seu vice. Nas negociações a prefeita indicou um nome de sua confiança -Francisco Pinheiro (PT)- e garantiu que nas eleições deste ano quem definiria o seu companheiro de chapa seria Cid.

Dentro do PSB, entretanto, existem duas correntes fortes: a da ala histórica, ligada ao presidente estadual da legenda, Sérgio Novais, e a ala ligada ao governador, filiado ao partido desde 2005. Em reunião com a direção nacional do partido três semanas atrás, ficou definido que o nome do partido para vice de Luizianne seria o vereador Rogério Pinheiro, mas, complicações com a aceitação dele por parte do governador e da militância, o afastaram da indicação.

Outros nomes também foram cogitados para assumir o posto: o vereador Tin Gomes (PHS), que sofre com resistências dentro do PSB por não ser da legenda, e o deputado federal Ariosto Holanda (PSB), que recusou a proposta.

Durante toda a última semana Fortaleza viveu na expectativa do anúncio do vice. Cid e Luizianne reuniram-se na terça-feira (24) e decidiram fazer conversas paralelas para tentar encontrar um nome. Os dois ficaram de se encontrar entre quinta e sexta-feira, mas nenhuma reunião foi confirmada pelas assessorias dos dois.

A definição deve sair mesmo só na segunda-feira (30), quando, segundo o artigo 8º da lei 9.504/97, é a data limite para os partidos realizarem convenções e escolherem candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host