UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/06/2008 - 01h38

PDT, DEM e PR definem candidatos para enfrentar PT

Vicente Gioielli
De Fortaleza
Um domingo agitado em Fortaleza na área política. Três convenções, em três lugares diferentes e no mesmo horário, definiram as candidaturas dos principais adversários da atual prefeita, Luizianne Lins (PT), que deverá concorrer à reeleição na cidade. Patrícia Saboya (PDT), Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR), são os nomes mais fortes de oposição na capital do Estado do Ceará.

Senadora da República eleita em 2002, Patrícia Saboya (PDT) sai candidata pela segunda vez -foi derrotada em 2000- e conta com o apoio do PSDB, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e do "infiel" deputado federal Ciro Gomes (PSB). O partido de Ciro já declarou apoio à reeleição da atual prefeita, Luizianne Lins (PT), mas ele, por ser ex-marido de Saboya, pediu permissão informal ao partido para apoiar a candidatura da pedetista.

Ciro diz que 2010 pode ser sua última campanha

Candidato derrotado por duas vezes ao posto de presidente da República (1998 e 2002), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) anunciou que as eleições de 2010 podem ser as últimas de que ele participa. Ele disse que não quer mais ser deputado federal e que só sairá candidato dentro de dois anos se for para a presidência

Saboya, que era filiada do PSB, deixou a legenda no final de 2007 por perceber que não teria chance de se candidatar nestas eleiçoes municipais. Se filiou ao PDT e, após uma eleição interna, quando concorreu com o deputado estadual Heitor Férrer, da ala histórica do PDT, conseguiu a garantia de que sairia candidata. Apesar de figurar como sendo de oposição à atual gestão em Fortaleza e contar com o apoio de Tasso Jereissati, desafeto declarado da prefeita petista, Patrícia Saboya adotou um discurso contido na sua convenção e não atacou diretamente Lins. "Quero apenas apontar soluções para a cidade", declarou.

Outro candidato que figura como grande adversário da atual prefeita, o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), também é desafeto antigo de Luizianne. Torgan, que terá como vice em sua chapa o empresário Alexandre Pereira (PP) como vice, já foi candidato a prefeito sem sucesso em 2000 e 2004, sendo nesta última derrotado no segundo turno pela atual prefeita. Sua principal bandeira na política sempre foi a segurança pública, mas, para estas eleições tem adotado um discurso voltado mais para outras áreas.

A terceira convenção da manhã deste domingo foi do deputado estadual Adahil Barreto (PR). Um dos dois únicos deputados declaradamente de oposição ao governo do Estado na Assembléia Legislativa do Ceará, Adahil conta com o apoio do ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e aposta suas fichas em uma candidatura pura, sem coligações, para sair vencedor.

O PT, da atual prefeita só realizará convenção no próximo domingo (29).

PSOL também realiza convenção
Após indefinições internas, o PSOL definiu neste domingo a candidatura de Renato Roseno para a Prefeitura de Fortaleza. Roseno, que foi derrotado em 2006 para o governo do Estado, não queria ser candidato até a última semana, mas, após um pedido da direção nacional do partido, mudou de idéia.

O PSOL, que apoiava o governo de Luizianne Lins (PT), com cargos na administração, deixou a base aliada em 2006.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host