UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/10/2008 - 08h26

Maioria dos derrotados nas capitais é parlamentar e retorna às funções após pleito

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Com o fim das eleições municipais, a maior parte dos candidatos a prefeito que terminaram o pleito nas capitais brasileiras em segundo lugar irá retornar ou já retornou às atividades parlamentares. Dos 27 prefeituráveis derrotados, 13 exercem o cargo de deputado federal, quatro de deputado estadual e um de vereador.

  • Arte UOL

    Após derrota, muitos candidatos ainda têm mandatos a cumprir


Derrotado no Rio de Janeiro por Eduardo Paes (PMDB) na disputa mais acirrada do país, Fernando Gabeira (PV) retornou à Brasília no início desta semana para cumprir seus trabalhos como deputado federal. Também retornaram ao Congresso Maria do Rosário (PT), que ficou em segundo lugar nas eleições em Porto Alegre, e Walter Pinheiro, derrotado por João Henrique (PMDB), reeleito em Salvador.


A petista Marta Suplicy, candidata à Prefeitura de São Paulo, ainda não definiu o que fará após a derrota no segundo turno para o atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM). A psicóloga e ex-ministra do Turismo deve se pronunciar em breve sobre seu futuro, segundo a assessoria de imprensa.


Os também deputados federais Leonardo Quintão (PMDB) e Flávio Dino (PC do B), candidatos em Belo Horizonte e São Luís, respectivamente, devem viajar à Brasília no início da próxima semana.


Sérgio Petecão (PMN), candidato derrotado à Prefeitura de Rio Branco, no Acre, continuará o seu mandato como deputado federal em Brasília e pretende tentar a reeleição em 2010.


Derrotada ainda no primeiro turno em Natal, Fátima Bezerra (PT) já está em Brasília desde a semana passada, assim como o pepista Sandes Júnior, que ficou atrás de Iris Rezende (PMDB) em Goiânia.


Único não reeleito


Dentre os segundos colocados nas capitais, o único que possui um cargo no Executivo é Serafim Corrêa (PSB), atual prefeito de Manaus. Corrêa, que concorria à reeleição e acabou sendo derrotado no segundo turno por Amazonino Mendes (PTB), diz estar focado em terminar a sua administração até que o adversário assuma.

  • UOL

    Dos 20 candidatos à reeleição em capitais, apenas um foi derrotado


Em Vitória, o médico Luciano Rezende (PPS) tirou um período para descansar, mas, em breve, volta às atividades de vereador na capital capixaba. Após a eleição perdida no primeiro turno para o petista João Coser, ele continuará a exercer a liderança do PPS no Espírito Santo.


Gleisi Hoffman (PT), derrotada no primeiro turno por Beto Richa (PSDB), eleito em Curitiba, continua como presidente estadual do PT no Paraná. No Recife, Mendonça Filho (DEM) já declarou que é candidato a deputado federal em 2010. Até lá, o democrata pretende estudar e fazer um curso de gestão pública em Harvard, nos Estados Unidos.


A assessoria de imprensa de Esperidião Amin (PP), derrotado em Florianópolis, informou que o candidato já retomou as suas atividades na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde faz doutorado e é professor no curso de administração.


José Priante (PMDB) também não definiu suas pretensões a cargos eletivos, mas deve liderar a oposição a Duciomar Costa (PTB), candidato que o derrotou no pleito de Belém. Priante não exerce cargo público atualmente.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Com o fim das eleições municipais, a maior parte dos candidatos a prefeito que terminaram o pleito nas capitais brasileiras em segundo lugar irá retorna%>