UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 08h00

30 cidades elegem prefeitos em 2º turno neste domingo; acompanhe a contagem dos votos em tempo real a partir das 17h

Da Redação
Em São Paulo
O segundo turno das eleições a prefeito acontece neste domingo, dia 26, em 30 cidades brasileiras. Onze delas são capitais.

O UOL transmite a contabilização em tempo real a partir das 17h. Em todo o país, a equipe de jornalismo do portal acompanha a votação dos candidatos nas capitais e traz os principais acontecimentos, minuto a minuto até a totalização, com fotos, vídeos e infográficos.


O PT é o partido que mais cidades disputa neste segundo turno. Ele estará presente em 15 municípios; o PMDB, em outros 12; o PSDB, em 10; o PSB, em seis; o PTB, em quatro; o PP, em três; o DEM, o PDT, o PPS e o PR, em dois cada um; e o PV e o PCdoB, em um cada um.

Serão utilizadas 77 mil urnas eletrônicas e 428.996 mesários atuarão no pleito. Para vencer, o candidato a prefeito deve ter mais da metade dos votos válidos (sem brancos e nulos) mais um. No total, 27 milhões de eleitores devem comparecer às urnas em todo o país.

Neste domingo, a votação é apenas para escolha dos prefeitos. Os vereadores desses 30 municípios e das outras 5.532 cidades foram eleitos em 5 de outubro, durante o primeiro turno.

Apenas uma cidade elegerá vereadores

Em Benedito Leite, pequeno município do interior do Maranhão, os eleitores também vão às urnas neste domingo para eleger o novo prefeito e nove vereadores. Isso porque a votação de 5 outubro teve de ser cancelada em conseqüência de um protesto da população, que queimou as urnas por causa do cancelamento de 400 títulos de eleitor.

Palavra de presidente

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse que até as 20h as apurações estarão concluídos em todo país.

"A expectativa é de que a eleição transcorrerá em clima de normalidade, de regularidade, sem focos de violência física, a partir de dados concretos e de contatos pessoais permanentes que temos mantido com os presidentes dos TRE's. Tudo leva a crer que teremos uma eleição de segundo turno ainda melhor que a do primeiro turno", afirmou o ministro.

O que o eleitor pode fazer

Os eleitores podem ir à votação com camisetas, bonés e bottom dos seus candidatos, desde que seja uma manifestação individual. É proibida a aglomeração de pessoas portando instrumentos de propaganda eleitoral. Também não é permitido cantar o jingle do candidato. Cabos eleitorais não podem permanecer nos locais de votação.

Em SP, TRE tira dúvidas sobre eleição


    O eleitor que estiver em uma cidade onde não haverá segundo turno, pode justificar seu voto em qualquer cartório eleitoral. O prazo é de até 60 dias a partir do dia da votação (até 26 de dezembro). O documento também pode ser encaminhando requerimento ao juiz da zona em que estiver inscrito.


    O eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo. Ele também tem 60 dias para justificar a ausência do pleito do dia 5 de outubro (até 4 de dezembro). Veja os locais de justificativa


    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host