UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/10/2008 - 12h00

TSE espera encerrar apuração às 20h em todo o país; acompanhe em tempo real no UOL

Da Redação

Mais de 27 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (26) escolher os prefeitos de 30 cidades do país onde há segundo turno nestas eleições. A apuração, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deve ser encerrada às 20h.


O UOL transmite a contabilização em tempo real a partir das 17h. Em todo o país, a equipe de jornalismo do portal acompanha a votação dos candidatos nas capitais e traz os principais acontecimentos, minuto a minuto até a totalização, com fotos, vídeos e infográficos.

(Acompanhe no UOL Eleições)


Guia do eleitor


As seções eleitorais abrem às 8h e a votação se encerra às 17h. Para maior parte do comércio e dos serviços públicos, o dia de eleição é um "domingo normal". Confira o que abre e o que fecha


Os eleitores podem ir à votação com camisetas, bonés e bottom dos seus candidatos, desde que seja uma manifestação individual. É proibida a aglomeração de pessoas portando instrumentos de propaganda eleitoral. Também não é permitido cantar o jingle do candidato. Cabos eleitorais não podem permanecer nos locais de votação.

Em SP, TRE tira dúvidas sobre eleição


    O eleitor que estiver em uma cidade onde não haverá segundo turno, pode justificar seu voto em qualquer cartório eleitoral. O prazo é de até 60 dias a partir do dia da votação (até 26 de dezembro). O documento também pode ser encaminhando requerimento ao juiz da zona em que estiver inscrito.


    O eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo. Ele também tem 60 dias para justificar a ausência do pleito do dia 5 de outubro (até 4 de dezembro). Veja os locais de justificativa


    Onde há segundo turno


    Nos 15 Estados onde haverá a segunda votação, estão os principais colégios eleitorais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Ao todo, 11 capitais vão definir seus prefeitos.


    Estão aptos a votar exatamente 27.166.584 eleitores, um quinto do total do primeiro turno -127 milhões. Devem ser utilizadas 77 mil urnas eletrônicas e 428.996 mesários atuarão no pleito. Para vencer, o candidato a prefeito deve ter mais da metade dos votos válidos (sem brancos e nulos) mais um.


    O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, garantiu que não deve haver demora na apuração dos resultados em São Paulo. No primeiro turno, o TSE reconheceu que houve falhas no sistema de totalização no Estado devido ao excesso de eleitores. Rio Branco (RO) e Belém (PA) também tiveram demora por causa do transporte de dados de municípios isolados.


    Também ocorrerá eleição em Benedito Leite (MA) onde o primeiro turno foi cancelado. As 16 urnas que seriam utilizadas na votação foram queimadas. O juiz eleitoral da cidade foi afastado. Já no Pará, Estado que apresentou o maior número de urnas quebradas, 2.520 máquinas foram substituídas e começaram a ser testadas no domingo (19).


    Diferentemente do que ocorreu no primeiro turno, as Forças Armadas foram dispensadas para este domingo na maioria das cidades, inclusive no Rio de Janeiro.


    Haverá a presença de tropas apenas em Manaus (AM), Belém (PA), Campina Grande (PB) e Benedito Leite (MA). No dia 5 de outubro, foram 390 cidades com patrulhamento especial, contra 344 nas eleições municipais de 2004.


    Ficha-suja


    O TSE e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) fizeram balanço positivo da apelidada "lista suja" publicada pela entidade. No primeiro turno, porém, dos 126 candidatos relacionados, 45 foram eleitos ou disputarão o segundo turno.


    Se levadas em conta apenas as nove capitais em que havia candidatos listados, o êxito dos chamados "ficha-suja" é maior -em seis capitais, três foram eleitos e quatro disputarão o segundo turno.


    Primeiro turno

    • UOL

      Resultados do primeiro turno em todas as cidades do país; confira


    A apuração de votos no dia 5 de outubro encerrou-se às 13h17 do dia 6, segundo o TSE, um tempo recorde. O índice de quebra de urnas também foi o menor já registrado nas eleições.


    Ao todo, 2.540 urnas foram substituídas, 0,56% do total, contra 0,94% em 2006 e 0,74% em 2004. O índice de votação manual também foi o mais baixo já registrado -0,02%.


    Ainda conforme o TSE, foram registradas 4.787 irregularidades. As principais foram boca de urna, com 2.154 casos, além de transporte ilegal de eleitores e propaganda irregular.


    Foram presos 214 candidatos e 1.624 eleitores. Os incidentes de boca de urna levaram à prisão 123 candidatos e 855 eleitores.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host