UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/10/2008 - 22h13

TRE silencia candidato do PMDB em despedida da propaganda eleitoral

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira, foi punido pela Justiça Eleitoral com a retirada do ar da propaganda do partido no último dia do horário eleitoral gratuito dos prefeituráveis.

Em "manifesto" divulgado no início da tarde desta quarta-feira (1º), Moreira lamentou que os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tenham decidido silenciá-lo por repetir o que a imprensa já havia noticiado, referindo-se as denúncias acusando a existência de funcionários fantasmas lotados no então gabinete do deputado Beto Richa (PSDB) na Assembléia Legislativa, no período de 1995 a 2000.

No manifesto assinado pelo também presidente do PMDB de Curitiba e candidato a vereador, Doático Santos, Moreira ironizou: "Parece que, nesta eleição, vale apenas falar bem do candidato à reeleição. Críticas e denúncias absolutamente legítimas são proibidas".

A despedida dos candidatos à prefeitura de Curitiba nesta quarta-feira (1º) foi aberta pelo candidato do PSOL, Bruno Meirinho, que criticou a oposição e principalmente o PT por fazer uma campanha cujo slogan era "melhorar o que está bom". "Só nós do PSOL temos um projeto diferenciado para a cidade de Curitiba que não parece em nada com o que está aí", afirmou.

Ricardo Gomyde, do PC do B, se disse preparado para governar Curitiba e fazer da cidade "um lugar ainda melhor para se viver". No restante do tempo, exibiu depoimentos a favor de sua candidatura do ministro Orlando Silva (Esportes), do técnico do Flamengo, Caio Júnior, e da presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Lúcia Stumpf, que também integra o PC do B.

Já a propaganda eleitoral do tucano Beto Richa, virtual reeleito nas eleições deste domingo, foram ocupadas por uma seqüência de imagens-clichê recomendadas pelos marqueteiros, onde o tucano apareceu arregaçando as mangas, beijando crianças, passeando com a família e conversando com a população.

Dirigindo-se ao telespectador, Richa reforçou o pedido de voto à população e garantiu que, nos próximos quatro anos, todos poderão encontrá-lo nas audiências públicas que tornaram-se a marca de sua administração

O candidato do PTB, Lauro Rodrigues, que ganhou fama no país ao emudecer diante das câmeras no debate da TV Bandeirantes em agosto, reforçou o seu mote de campanha baseado no "cartão verde", enquanto Maurício Furtado, do PV, voltou a reforçar a sua posição contrária à administração de Richa. "Somos contra o modelo de gestão implantado em Curitiba nos últimos anos".

A petista Gleisi Hoffmann exibiu imagens de uma corrente humana lembrando que a cidade não é feita só de obras, mas também de gente. "Vamos unir o poder público e a sociedade", afirmou. E lembrou Che Guevara: "É preciso agir com ternura, mas com firmeza".

O candidato do PTB, Fábio Camargo, encerrou a propaganda eleitoral, pedindo o voto dos curitibanos e repetindo bordão adotado durante os 45 dias em que a propaganda petebista foi ao ar: "Serei o prefeito dos bairros e o prefeito do seu bairro", afirmou.

O horário eleitoral gratuito no rádio e TV encerra-se nesta quinta-feira (2) com a propaganda dos candidatos a vereador.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host