UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 13h55

Com popularidade em alta, Richa é cotado para disputar governo do PR em 2010

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba

Com a perspectiva de se tornar o campeão de votos nas capitais, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), antecipou a pauta da sucessão ao governo estadual antes mesmo de abertas as urnas em 5 de outubro.



Pesquisas divulgadas por três dos principais institutos do país - Datafolha, Ibope e Vox Populi - desde o início da campanha eleitoral indicam uma vitória histórica do tucano já no primeiro turno com cerca de 700 mil votos. Caso os números sejam ratificados pelas urnas, Richa deve dormir prefeito e acordar candidato ao governo do Paraná em 2010.


Na cúpula tucana, fala-se abertamente na sucessão estadual e no nome de Richa como favorito. A avaliação é a de que o governo de Roberto Requião (PMDB) estaria em "estado terminal" e de que seria necessário antecipar o debate eleitoral para "não dar espaço a aventureiros", como gosta de repetir um dirigente tucano, que prefere não se identificar.


Em entrevista ao UOL, em junho deste ano, Richa descartou repetir gesto do também tucano Geraldo Alckmin, que registrou em cartório o compromisso de cumprir os quatro anos de mandato na Prefeitura de São Paulo, caso seja eleito. "Eu não preciso assinar um termo. Vou cumprir os quatro anos", afirmou.


Questionado sobre a possibilidade de disputar o governo em 2010, ele dissimulou. "Não tenho projeto nesse sentido e afirmo isso com muita tranqüilidade".


Os movimentos tucanos nos bastidores contradizem o discurso de Richa. Em entrevista à revista "Veja" desta semana, o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) não escondeu o entusiasmo com os números de Beto Richa nas pesquisas: "(Richa) é o favorito para a sucessão estadual", afirmou.


Os índices de aprovação do tucano na capital paranaense, que atingem 88% na última pesquisa Vox Populi, provocaram ainda uma migração de caciques tucanos à cidade. Os presidenciáveis Aécio Neves e José Serra dividiram a mesma mesa em jantar por adesão para recolher fundos para a campanha do tucano em restaurante de Curitiba.


Informalmente, conversou-se sobre a possibilidade de que Richa venha a ocupar a chapa tucana na condição de candidato à vice-presidência da República em 2010.


O ex-secretário de Comunicação Social da prefeitura, Deonilson Roldo, que ocupa atualmente uma das coordenações de campanha de Richa, descarta essa hipótese. "É um debate bastante prematuro e não creio que seja hora de tratar desse assunto", assinalou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Com a perspectiva de se tornar o campeão de votos nas capitais, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), antecipou a pauta da %>