UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

18/09/2008 - 19h36

Datafolha: Richa oscila um ponto e vai a 72%; Gleisi mantém 15%

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
  • Reprodução

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (18) ainda mostra Beto Richa, candidato à reeleição, na liderança isolada da corrida eleitoral

Pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo" confirma o amplo favoritismo do prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB). O tucano aparece com 72% das intenções de voto, confirmando os números registrados pelo instituto em três sondagens anteriores divulgadas em 24 de julho, 23 de agosto e 6 de setembro - respectivamente 72%, 71% e 71%.

Gleisi Hoffmann (PT) mantém 15%, mesmo percentual das duas pesquisas anteriores. Na primeira aparecia com 12%. Os candidatos Carlos Moreira (PMDB), Fábio Camargo (PTB), Ricardo Gomyde (PC do B) e Maurício Furtado (PV) aparecem com 1% na preferência do eleitor curitibano.

O peemedebista Moreira, que conta com o apoio do governador Roberto Requião, permanece com o mesmo índice desde a primeira sondagem. Camargo oscilou negativamente um ponto e Maurício Furtado positivamente um ponto. O candidato do PSOL, Bruno Meirinho, foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Lauro Rodrigues, do PT do B, não foi mencionado.

Brancos e nulos somam 5%, apontado uma oscilação de um ponto em relação às três sondagens anteriores. Os indecisos são 5%, mantendo baixa variação desde o primeiro levantamento.

Na projeção do segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados, Richa aparece com 71% das intenções de voto ante 22% de Gleisi Hoffmann. Brancos e nulos somam 3%. Não souberam ou não quiseram responder, 3%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 com 816 entrevistados e registrado no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) com o número 2099/2008. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Repercussão

A petista Gleisi Hoffmann, que vem usando o horário eleitoral na TV e no rádio para questionar a veracidade das pesquisas eleitorais, não quis comentar o resultado do Datafolha: "Tudo o que eu tinha que falar sobre pesquisas e a credibilidade delas eu já falei. Agora só comento o resultado das urnas", afirmou.

O candidato do PTB, Fábio Camargo, também atacou os resultados das pesquisas e disse que, se os números das urnas forem diferentes, pretende fazer uma marcha para Brasília para pedir uma CPI dos institutos de pesquisa.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host