UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

16/09/2008 - 20h51

Vox Populi: Richa atinge 73% das intenções de voto; Gleisi cai quatro pontos

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
A 19 dias do primeiro turno, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) aparece com 73% das intenções de voto na pesquisa Vox Populi encomendada pelo "Jornal do Estado", seguido da petista Gleisi Hoffmann, com 12%. A diferença é de 61 pontos.

O resultado garantiria a vitória do tucano no primeiro turno. Em números absolutos, Richa subiu um ponto em relação à sondagem anterior, crescendo de 72% para 73%, enquanto Gleisi caiu quatro - de 16% para 12%. Como a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos, a oscilação negativa só seria comprovada estatisticamente no índice da petista, enquanto a oscilação positiva do tucano seria descartada.

Os candidatos Carlos Moreira (PMDB), Fábio Camargo (PTB) e Maurício Furtado (PV), aparecem com 1% respectivamente. Já Ricardo Gomyde (PC do B), Bruno Meirinho (PSOL) e Lauro Rodrigues (PT do B) não pontuaram. Somados, o índice dos adversários de Richa alcançam 15%, insuficientes para levar a eleição para o segundo turno. Brancos e nulos somam 5%. Indecisos, 7%.

Na pesquisa espontânea, quando o disco com os nomes dos candidatos não é mostrado ao leitor, Richa aparece com 66% das intenções de voto, seguido de Gleisi Hoffmann com 10%. Fábio Camargo e Carlos Moreira aparecem na terceira posição, ambos com 1%. Os demais candidatos foram mencionados por menos de 0,5% dos entrevistados. Brancos e nulos são 5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro com 803 eleitores. O registro no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) é o de número 2092/2008.

Na tarde desta terça-feira (16), advogados do PT entraram com ação na Justiça Eleitoral para tentar impedir a divulgação da pesquisa. Para liberar o levantamento, no entanto, o juiz eleitoral exigiu que o instituto anexasse no registro os questionários usados nas entrevistas aos eleitores, como também a metodologia e os critérios científicos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host