UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/09/2008 - 11h10

Candidato do PMDB quer ampliar de 17% para 30% recursos para a educação em Curitiba

Da Redação*
O principal compromisso de governo do candidato Carlos Augusto Moreira Junior, do PMDB, será aumentar a parte do orçamento municipal de Curitiba destinada à educação, que passará dos atuais 17% para 30%. "Serão destinados anualmente R$ 960 milhões para a educação na capital, com investimentos diretos", prometeu.

De acordo com Moreira, não há como melhorar o ensino superior e o médio sem melhorar a base e, por isso, "haverá uma revolução no ensino fundamental". Ele disse que vai adotar o modelo de escola integral, inicialmente nas unidades localizadas em regiões mais carentes da cidade. O candidato pretende fornecer, gratuitamente, uniforme e material escolar para todas as crianças da rede pública. As escolas públicas serão abertas para a comunidade. "Também haverá grande investimento no ensino técnico profissionalizante", afirmou.

Moreira disse ainda que criará o Programa de Desenvolvimento Educacional de Curitiba como alternativa de formação para os professores e servidores da educação. Haverá mais investimentos na infra-estrutura das escolas, que terão inovação nos currículos. Faz parte de suas propostas na área de educação a construção de mais creches. "As novas e as já existentes passarão a funcionar dia e noite e durante todo o ano, não fechando mais nos períodos de férias escolares. Pretendo fazer parcerias para criação de creches em igrejas [por meio de subsídios] e empresas [com incentivos fiscais]", explicou.

Na área de saúde, o candidato afirmou que, por ser médico, entende o drama real das pessoas que dependem do sistema público. "É necessário resolver os problemas mais simples nos postos de saúde. Isso passa pela integração da Região Metropolitana de Curitiba, com a criação de um fundo ou consórcio metropolitano". Contratação de mais médicos, a criação do cargo de chefe de plantão, além da parceria com hospitais universitários para a realização de exames especializados, constam em seu compromisso de governo.

"Para evitar que o cidadão passe muito tempo em filas nos postos de saúde, será criado o projeto Curitiba Salva, que prevê atendimento domiciliar em alguns casos específicos. Dentro do mesmo projeto será criado o programa Curitiba Salva Emergencial", explicou. Moreira disse que pretende fazer campanhas para prevenir doenças como hipertensão arterial e diabetes, além do alcoolismo e do tabagismo. Outras propostas são construir o Hospital Metropolitano da Criança e aumentar o número de programas voltados aos idosos.

No setor de saneamento, um dos focos principais do candidato trata de investimentos na área ambiental, com a despoluição dos rios e riachos e o tratamento adequado do lixo, com sua reciclagem. Na questão da água, algumas das iniciativas serão: complementar o atendimento de água tratada a bairros ainda não atendidos integralmente (em convênio com a Sanepar); ampliar o controle sobre o lançamento de efluentes nos rios e mananciais, bem como maior controle do uso do solo nas áreas de mananciais e ampliar, por meio de articulação com a Sanepar, a produção de água bruta, para garantir água tratada nos períodos de estiagem. No tratamento de esgoto, será instituído o programa Caça ao Esgoto Clandestino.

O projeto do PMDB na área de transportes propõe melhorias em segurança, uso inteligente dos veículos particulares e o uso do subsolo da cidade para acomodar trincheiras, terminais e estacionamentos. "Com isso, será possível ter uma circulação na cidade com mais racionalidade, menos acidentes e congestionamentos. Serão criados anéis perimetrais de circulação entre os bairros, utilizando ruas já existentes, para desviar o trânsito do centro da cidade", explicou.

Uma das principais propostas da área é a criação de uma Central de Tráfego Inteligente. Segundo o candidato, essa central vai monitorar sinais, cruzamentos e pontos sensíveis nas ruas e avenidas. As mesmas câmeras da central poderão ser utilizadas para ajudar na segurança da cidade, monitorando as principais ruas. A CTI também ajudará o transporte coletivo. As empresas de ônibus terão acesso às informações sobre o tráfego e poderão prestar melhores serviços a seus usuários.

O programa pretende avaliar as melhores alternativas para melhoria da rede de transporte coletivo e discutir alternativas com a comunidade usuária e operadores. "Uma possível solução é a construção de um metrô elétrico leve, com vias de superfície, que seria integrado ao transporte metropolitano", afirmou. Moreira disse que reuniu técnicos e professores altamente capacitados, que prepararam, de forma voluntária, o "Plano Emergencial do Trânsito em Curitiba".

Histórico

O candidato à prefeitura da capital paranaense pelo PMDB é formado em medicina pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), com doutorado na Universidade da Califórnia (EUA). Professor titular de oftalmologia na UFPR, foi diretor do Hospital das Clínicas da instituição em 1996 e 1997.

Durante seis anos foi reitor da Universidade Federal do Paraná. Nesse cargo, gerenciou 7 mil funcionários, administrou um orçamento anual de R$ 1 bilhão, o terceiro maior do estado, depois do orçamento do governo estadual e da prefeitura. Como reitor, Moreira implementou em 2003 o PROVAR, um programa onde são aproveitadas as vagas ociosas, remanescentes do cancelamento do registro de alunos em cursos de graduação e técnico profissionalizante.

Ele é responsável pelo programa de implementação da reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e estudantes negros na UFPR. Em 2005, em parceria com o governo paranaense, implementou a Universidade do Litoral, com sede em Matinhos. Moreira disse que quer ser eleito para colocar toda a sua vivência acadêmica e os bons resultados que obteve como administrador à disposição dos cidadãos curitibanos. "Curitiba está nas mãos de políticos profissionais e que se revezam no poder há mais de 20 anos", disse.

*Com Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host