UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/09/2008 - 16h55

Requião dá o "bolo" em caminhada de candidato do PMDB

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O governador Roberto Requião (PMDB) foi o grande ausente na caminhada do candidato peemedebista à Prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira, neste sábado (13). A manifestação chamada de "Marcha dos Cinco Mil" acabou reunindo pouco mais de 300 pessoas, em um trajeto que partiu da Praça Santos Andrade, onde fica localizado o prédio histórico da UFPR (Universidade Federal do Paraná) até a Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações políticas da capital paranaense.

Ainda durante os discursos, o presidente municipal do PMDB, Doático Santos, que também disputa uma vaga na Câmara de Vereadores, teria recebido telefonema do próprio governador informando que ele retornava de Londrina de carro, naquele instante, e não chegaria a tempo de participar da manifestação. Segundo Doático, o governador teria apelado para que uma nova caminhada se realizasse no mesmo local, no próximo sábado, em que garantia sua presença. O atraso na chegada do govenador e a chuva que caiu na manhã de sábado fez com que a caminhada tivesse início com atraso.

Moreira comandou o pelotão de frente ao lado do ex-secretário de Transportes, Rogério Tizzot, que tomou posse na recém-criada secretaria especial para Assuntos Rodoviários para que Requião pudesse acomodar o irmão, Eduardo, sem ferir a súmula vinculante do STF que proíbe o nepotismo. Também estavam presentes o presidente da Sanepar (Companhia de Água e Esgoto do Paraná), Stênio Jacob e os secretários Luiz Carlos Delazari (Ouvidoria Geral) e Luiz Fernando Delazari (Segurança Pública), respectivamente pai e filho.

Apesar dos discursos otimistas de Moreira, a campanha peemedebista amarga números indigentes. Pesquisa do Ibope divulgada na semana passada apontava o candidato do PMDB com 1% das intenções de voto. Levantamentos anteriores divulgados até agora apontam o favoritismo do prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), que pode vencer no primeiro turno.

"Esta eleição começa a virar hoje [dia 13 de setembro]. Peço a todos que estão aqui para que coloquem o coração na ponta da chuteira", disse Moreira, apelando para a metáfora futebolística. "Quem nos ajudar estará do lado da verdade nesta eleição", completou.

O discurso de Moreira foi seguido da trilha sonora das vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1. Segundo Doático Santos, ela foi escolhida para animar a militância encharcada que, àquela altura, por volta de meio dia e meia, ainda resistia ao discurso dos candidatos a vereador.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host