UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/09/2008 - 13h33

Datafolha mantém previsão de Richa reeleger-se em 1º turno

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba

Assista análise de Lucia Hippolito

A menos de um mês das eleições, o candidato à reeleição em Curitiba Beto Richa (PSDB) mantém ampla vantagem sobre os demais adversários, segundo a pesquisa Datafolha/TV Globo divulgada neste sábado (6).

O tucano aparece com 71% das intenções de voto, ante 15% de sua principal adversária, a petista Gleisi Hoffmann, e seria reeleito no primeiro turno.

Nas duas pesquisas anteriores divulgadas pelo Datafolha, Richa apareceu com 72% e 71%, enquanto a petista oscilou de 12% a 15%. As duas últimas sondagens do instituto já refletem o efeito a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, que teve início em 19 de agosto.

O candidato do PTB, Fábio Camargo, aparece com 2% das intenções de voto, mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto o peemedebista Carlos Moreira, candidato apoiado pelo governador Roberto Requião, manteve o mesmo índice de 1% desde o primeiro levantamento.

Ricardo Gomyde, do PCdoB, que aparecia com 0% agora tem 1%. Já o candidato do PSOL, Bruno Meirinho, que apareceu com 1% no primeiro levantamento, caiu para 0% e manteve o percentual no Datafolha divulgado neste sábado (6).

Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não pontuaram nesta nem nas demais sondagens divulgadas pelo instituto. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não quiseram responder, 6%.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o disco de candidatos não é mostrado ao entrevistado, Beto Richa aparece com 63% das intenções de voto, Gleisi Hoffmann com 10% e Fábio Camargo com 1%. Nesse quesito, o número de indecisos é de 22%, enquanto os votos brancos e nulos somam 3%.

O Datafolha quis ouvir também em quem os candidatos não votariam de forma alguma. A petista Gleisi Hoffmann lidera o índice de rejeição com 24%, seguida de Bruno Meirinho e Fábio Camargo, ambos com 23%, Carlos Moreira com 22% e Lauro Rodrigues, 17%. Maurício Furtado e Ricardo Gomyde aparecem com 16% e 14%, respectivamente. Beto Richa tem o menor índice de rejeição entre os oitos candidatos à prefeitura: 7%.

Segundo turno

Na projeção de segundo turno com os dois primeiros colocados na pesquisa, Richa aparece com 74% das intenções de voto, enquanto Gleisi Hoffmann soma 20%. Brancos e nulos somam 3%. Não souberam ou não quiseram responder, 4%.

A avaliação da administração do prefeito Beto Richa também foi incluída na pesquisa. Dos entrevistados, 85% afirmaram ser ótima ou boa, 10% regular e 4% ruim ou péssima. Não souberam ou não quiseram responder, 1%.

A pesquisa foi realizada entre 4 e 5 com 814 entrevistados. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O registro no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) é o de número 2083/2008.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Assista análise de Lucia Hippolito