UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/09/2008 - 16h31

Gleisi enfrenta "discurso do medo" para atrair eleitores

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O célebre "discurso do medo" da atriz Regina Duarte na campanha presidencial do tucano José Serra, há seis anos, inspirou a candidata do PT à Prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, a finalizar sua participação no debate da Band, na quinta-feira passada (28), convidando os eleitores da capital paranaense a encararem o "temor" da mudança.

"Eu quero falar sobre certeza e dúvida. Você que tem dúvida, continue me ouvindo. O medo impede que realizemos as mudanças necessárias. Ninguém muda a vida para melhor com medo. Porque o medo prende, nos arrasta para trás", afirmou Gleisi.

O trecho do debate foi repetido no programa eleitoral de segunda-feira (1) e deve voltar ao ar na noite desta quarta-feira (3), por ser avaliado como o discurso mais contundente da petista até agora.

A estratégia da coordenação de marketing do PT, comandada pelo publicitário João Santana - o mesmo que esteve à frente da campanha de Lula em 2006 - é minar a vantagem folgada do prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), que vem mantendo dianteira de mais de 50 pontos percentuais sobre a petista nas pesquisas divulgadas por três institutos: Datafolha, Ibope e Vox Populi.

Em 2002, Regina Duarte afirmava, em depoimento, temer o futuro incerto do país caso Lula fosse eleito. "Tô com medo. Faz tempo que eu não fico com medo. Sinto que o Brasil nessa eleição corre o risco de perder toda a estabilidade que já foi conquistada". E mais adiante alertava: "Outra coisa que dá medo é a volta da inflação desenfreada".

O vídeo à época causou revolta dos petistas e provocou reação dos marqueteiros de Lula, que reagiram com o bordão: "A esperança vai vencer o medo".

Gleisi também se apropriou desse mote ao atacar, na propaganda gratuita, as realizações de Beto Richa na cidade. "As obras por si só não atendem às necessidades dos cidadãos. É necessário que o planejamento seja feito em função dos moradores da cidade. A esperança deve vencer o medo e a esperança é a chave para o futuro", concluiu.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host