UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/08/2008 - 10h22

Vereador do PR em Curitiba tem candidatura impugnada

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O vereador de Curitiba, Aparecido Custódio da Silva (PR), teve o seu nome incluído na lista dos 20 nomes do Estado do Paraná que tiveram a sua candidatura indeferida por decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Renato Antônio Massaro.

A decisão foi divulgada no final da tarde domingo (17) e inclui Silva como o único entre os 33 parlamentares da Câmara que disputam a renovação do mandato a ver a sua candidatura impugnada.

O indeferimento da candidatura de Custódio da Silva foi motivado por denúncia do MPE (Ministério Público Eleitoral) feita em julho deste ano.

Condenado em segunda instância por improbidade administrativa e peculato, Silva já esteve preso em regime fechado durante um ano e quatro meses entre 2002 e 2003 por apropriação indébita dos salários de funcionários de seu gabinete.

Outros dois membros da Câmara de Curitiba incluídos na lista do MPE, os vereadores Elias Vidal (PDT) e Paulo Frote (PSDB), que respondem a processos semelhantes ao de Silva, escaparam da impugnação, uma vez que seus processos ainda não chegaram a uma sentença.

Mesmo com o registro da candidatura impugnada, Silva já acionou os advogados para que recorram ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no prazo estipulado pela Justiça - 6 de setembro.

A expectativa do vereador é a de que prevaleça a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que garantiu a candidatura dos "fichas sujas" - caso de Silva - desde que a sentença contra eles não tenha transitado em julgado, ou seja, não caiba mais recurso.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host