UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/08/2008 - 17h11

Líder nas pesquisas em Curitiba, Richa recusa participação em debate

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
Candidato à reeleição, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), não irá comparecer ao debate promovido pela Rádio e TV Educativa nesta sexta-feira (15), às 21h30.

Em comunicado enviado no início deste mês a Marcos Batista, diretor da emissora estatal, que é administrada pelo governo do Paraná, Richa recusou o convite justificando que o debate estaria "contaminado" e alegando diferenças inconciliáveis com o governador Roberto Requião (PMDB).

O debate desta sexta (15) é o primeiro dos dois encontros programados pela TV Educativa com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. O outro ocorrerá no dia 26 de setembro.

Seis dos oito candidatos confirmaram presença: Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB), Ricardo Gomyde (PC do B), Maurício Furtado (PV), Gleisi Hoffmann (PT) e Bruno Meirinho (PSOL). Os dois ausentes são Richa e Lauro Rodrigues (PT do B).

Rodrigues tornou-se "hit" do site de vídeos YouTube, com mais de 200 mil acessos, depois de emudecer diante das câmeras no debate da TV Bandeirantes, realizado em 31 de julho.

A direção da TV Educativa não confirma, mas deve manter no cenário as cadeiras vazias dos dois candidatos ausentes. Em acordo firmado na semana passada, o início do debate foi adiado em meia hora a pedido de Gleisi Hoffmann (PT) - o horário previsto inicialmente era às 21 horas.

Gleisi recebe nesta sexta (15) a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) que chega a Curitiba para participar de jantar por adesão no Restaurante Madalosso, localizado no Bairro Santa Felicidade. Os convites estão sendo vendidos a R$ 1 mil. A expectativa dos organizadores é reunir mil pessoas no jantar, o que somaria R$ 1 milhão ao caixa de campanha.

Neste sábado (16), Dilma grava participação no horário eleitoral de Gleisi e depois acompanha a petista em caminhada na Boca Maldita, no centro da capital paranaense.

Histórico



Desde 2006, quando Beto Richa (PSDB) declarou apoio ao senador Osmar Dias (PDT) no segundo turno da eleição ao governo do Paraná, as diferenças entre o prefeito e Requião ganharam contornos de crise institucional.

Em fevereiro do ano passado, Richa divulgou carta aberta intitulada "Deixa de ser covarde, Requião", acusando o governador de fazer declarações ferindo a imagem do pai do prefeito, o ex-governador José Richa (falecido em 2003).

Em retaliação, Requião deixou de repassar recursos do FDU (Fundo de Desenvolvimento Urbano) à prefeitura por suposta inadimplência do município.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host