UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/08/2008 - 21h11

Ministério Público divulga lista de 'fichas sujas' no Paraná

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O Ministério Público do Paraná divulgou nesta sexta-feira (8) uma lista com 333 nomes dos chamados "fichas sujas", candidatos que respondem a ações criminais ou por improbidade administrativa no Estado. Constam da relação 65 candidatos a prefeito, 19 a vice-prefeito e 228 que disputam vagas nas Câmaras Municipais.

Foram incluídos na lista concorrentes de 85 dos 399 municípios do Paraná. Em Curitiba, nenhum dos oito candidatos à prefeitura ou vice estão na lista, embora 10 concorrentes da Câmara tenham sido nominados. Entre eles estão três vereadores da atual legislatura: Elias Vidal (PDT), Aparecido Custódio da Silva (PR) e Paulo Frote (PSDB).

Há duas semanas, o MP divulgou uma primeira parcial da lista com 191 impugnações identificadas. Nesta semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que os candidatos só terão suas candidaturas impugnadas caso tenham sido condenados em definitivo. A decisão tem caráter vinculante, ou seja, não pode ser contestada por instâncias inferiores do Judiciário.

De acordo com o MP, já teriam sido condenados 46 dos candidatos citados na relação do Paraná ou 13,8% do total.

Segundo o promotor de Justiça, Armando Antonio Sobreiro Neto, a divulgação da lista de "fichas sujas" tem o propósito informativo. "Nossa intenção é dar à população subsídios para verificar se o candidato que ela escolheu está mesmo apto para receber seu voto".

A lista com os 333 nomes está disponível no site do Ministério Público do Paraná e inclui, além do nome do candidato, também os processos a que ele responde.

"Há todo tipo de caso. Candidatos que respondem a processos de apropriação indébita de recursos públicos, improbidade administrativa, roubo, estupro e até atentado contra a liberdade sexual", afirma Sobreiro Neto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host