UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/08/2008 - 21h12

Richa abre propaganda eleitoral gratuita em Curitiba

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), que encabeça a coligação "Curitiba - o Trabalho Continua", abre no próximo dia 20 a propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão na capital do Paraná.

A ordem dos programas dos oito candidatos foi definida nesta terça-feira (5), em sorteio na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Curitiba.

Richa será seguido de Maurício Furtado (PV), Lauro Rodrigues (PT do B), Gleisi Hoffmann (PT), Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB), Bruno Meirinho (PSOL) e Ricardo Gomyde (PC do B).

Como o sistema é de rodízio, no segundo dia de veiculação do horário eleitoral Richa será o último, Gomyde o primeiro e, assim, sucessivamente.

Na terça-feira (19), primeiro dia do horário eleitoral gratuito, o PT abrirá a propaganda das candidaturas proporcionais, dividindo o horário eleitoral com outro 18 partidos ou coligações, obedecendo à mesma regra de alternância.

À frente de uma aliança gigante formada por partidos de peso eleitoral como o DEM, o PDT e o PP, Richa irá ocupar a maior parte da propaganda eleitoral com 11 minutos e 47 segundos, disponíveis em cada um dos blocos de meia-hora exibidos nos dias de propaganda majoritária (segundas, quartas e sextas).

A petista Gleisi Hoffmann, que lidera uma coligação de seis partidos, terá à disposição 5 minutos e 11 segundos, seguida de Carlos Moreira (PMDB), com 4 minutos e 43 segundos, Fábio Camargo (PTB/PRTB), com tempo de 2 minutos e 8 segundos, e dos candidatos Ricardo Gomyde (PC do B) e Maurício Furtado (PV), que terão, respectivamente, 1 minuto, e 45 segundos.

A coligação "Frente de Esquerda Curitiba" (PSOL, PCB e PSTU), encabeçada por Bruno Meirinho (PSOL), ficou com 1 minuto e 22 segundos, enquanto o candidato do PT do B, Lauro Rodrigues, terá o menor tempo no horário eleitoral gratuito: 1 minuto e 17 segundos.

Há duas semanas, os candidatos estão incluindo nas agendas diárias a gravação dos programas eleitorais de rádio e televisão. O coordenador de campanha de Beto Richa, Euclides Scalco, disse que a propaganda eleitoral do candidato será "simples e propositiva". O objetivo é prestar contas ao eleitorado e apresentar o plano de governo dos próximos quatro anos.

A propaganda eleitoral segue regras anteriores determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As segundas, quartas e sextas-feiras são reservadas para os candidatos a prefeito. As terças, quintas e sábados para os candidatos a vereador. Nos domingos não há propaganda.

Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. O horário eleitoral gratuito vai até o dia 2 de outubro, três dias antes da data do primeiro turno.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host