UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/07/2008 - 16h43

Informatização de urnas biométricas levará 10 anos, diz secretário do TSE

Da Redação
O processo de informatização das urnas biométricas estará concluído em 10 anos, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Giuseppe Dutra Janino. Ele participou do Encontro de Identificação Nacional, realizado na sexta-feira (11) pela Polícia Federal, em Brasília (DF).

Segundo ele, nesse mesmo período, também será finalizado o cadastramento dos eleitores para que a votação possa ser feita por meio das urnas biométricas.

Em um mês, de 3 de março a 1º de abril de 2008, o TSE realizou o cadastramento biométrico de 41.921 eleitores em três municípios escolhidos para participar do projeto-piloto de alistamento eleitoral por sistema biométrico. Foram realizados testes com as novas urnas, capazes de reconhecer os eleitores por meio de suas impressões digitais e pela fotografia.

Em Fátima do Sul (MS) foram cadastrados 13.735 pessoas; em Colorado do Oeste (RO), 12.119; e em São João Batista (SC), foram 16.067. Eram esperados 43.412 eleitores obrigados a passar pela revisão, desse total, 96,6% foram atendidos.

O projeto conta com o apoio da Polícia Federal. Dados pessoais, impressões digitais e fotografias de todos os eleitores brasileiros devem ser lançadas em um único cadastro que, segundo o TSE, será o maior do mundo em número de pessoas registradas biometricamente.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host