UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/07/2008 - 10h42

Campanha de candidatos a prefeito em Curitiba tem início em 'confessionário'

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
Um debate em local inusitado - uma igreja no bairro Barreirinha, em Curitiba - marca neste domingo (6) a largada da campanha dos nove candidatos à prefeitura da capital paranaense. Todos confirmaram presença.

Mediado pelo padre Leocádio Zykowski, 40 anos, o debate será realizado, a partir das 19h, no salão paroquial da igreja com capacidade para duas mil pessoas. Há dois meses, o padre comunicou os candidatos e a Justiça Eleitoral sobre a intenção de abrir a campanha eleitoral com um encontro entre os postulantes à prefeitura de Curitiba.

Zykowski é conhecido no bairro Barreirinha, onde se concentra a comunidade de descendentes de poloneses, por liderar campanhas polêmicas. No ano passado, ele comandou um protesto contra duas antenas de operadoras de celular instaladas em área residencial.

Antes já havia enfrentado o Ministério Público do Paraná para manter no ar a "Rádio Corneta", que divulga, através de alto-falantes instalados no pátio da igreja, as notícias da comunidade em programação diária de 15 minutos.

Primeiro debate entre os candidatos
O debate com os candidatos à prefeitura de Curitiba será dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá direito ao tempo de três minutos para as considerações iniciais. No segundo, o mediador sorteará perguntas a serem feitas a cada um dos candidatos. No terceiro bloco, as perguntas serão de candidato para candidato, com tema livre e direito a réplica e tréplica. O quarto bloco, assim como o primeiro, será reservado para as considerações finais, também com o tempo de três minutos.

Para auxiliá-lo o padre Leocádio contará com um grupo de advogados voluntários, encarregados de julgar eventuais direitos de resposta.
A segurança será garantida por policiais militares e por uma empresa especializada contratada para o evento. Estão confirmadas as presenças do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que concorre à reeleição, de Gleisi Hoffmann (PT), Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB), Maurício Furtado (PV), Ricardo Gomyde (PCdoB), Marinete Silva (PRTB), Bruno Meirinho (PSOL) e Lauro Rodrigues (PTdoB).

Esta é a segunda vez que o padre Leocádio Zykowski organiza um debate entre candidatos na Paróquia da Barreirinha. Em 2002 ele também reuniu, no mesmo local, os candidatos ao governo do Paraná.

Natural de Araucária, município que integra a Região Metropolitana de Curitiba, Zykowski foi sondado no ano passado pela deputada estadual e candidata à prefeitura do município, Rosane Ferreira, para concorrer a vice em sua chapa, mas recusou. "Eu não quero disputar um cargo político, eu quero ser só padre", afirmou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host