UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/07/2008 - 16h22

AMB estuda critérios para publicar "lista suja"

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo
A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) começa a enviar nesta terça-feira (1º/7) requerimentos para que os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) enviem informações relativas aos processos a que respondem candidatos em cada município. A entidade publicará uma relação em seu site, apelidada de "lista suja", com os candidatos réus que pretendem exercer cargo público nas eleições 2008.

"Estamos definindo os critérios sobre como essas informações serão apresentadas ao eleitor", afirma o presidente da entidade, Mozart Valadares. "Não podemos colocar na mesma vala comum os candidatos que brigam pela guarda de um filho dos que respondem por homicídio", adianta.

Segundo Valadares, a prioridade será relacionar os nomes dos que respondem a ações referentes ao exercício de um cargo público, ou seja, se o candidato cometeu infrações ao longo de um mandato anterior. Depois, os que concorrem pela primeira vez, que somente terão seu nome publicado em casos graves, como homicídio, latrocínio, entre outros.

O presidente da AMB também criticou a lista publicada hoje pela ONG Transparência Brasil, pela falta de especificidade. "A nossa lista será muito completa, para que o leitor possa compreender exatamente o que está acontecendo com o seu candidato", finalizou.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host