UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/06/2008 - 13h09

TREs finalizam estatísticas do eleitorado para 2008

Da Redação
Com o término do prazo de alistamento eleitoral, no último dia 7 de maio, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) finalizam em junho a contabilização do eleitorado para as eleições municipais 2008, que define as cidades onde haverá segundo turno.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a expectativa é de que o número definitivo de eleitores aptos a participar das eleições seja divulgado no primeiro semestre de julho. Ainda resta contabilizar o número de eleitores que tiraram ou regularizaram os títulos até o dia 7 de maio, o que pode durar até agosto.

Em estatística divulgada na sexta-feira (13/6), o TSE informou que quase dois milhões de títulos de eleitores em todo o país foram cancelados. Este número, contabilizado até o dia 30 de abril, deve diminuir com o acréscimo dos dados relativos ao intervalo compreendido até o 7 de maio.

A Bahia, com o maior número de cancelamentos -cerca de 680 mil eleitores perderam o título no Estado- informa que eleitores compareceram nesse período à Central de Atendimento ao Público e aos demais postos da justiça eleitoral na capital e no interior para regularizar o título, fazer transferência e revisar dados cadastrais.

O TRE de São Paulo também informa que o período de alistamento pode reverter a estatística e aumentar o índice de eleitores aptos, já que grande parte do eleitorado regulariza o título na última hora. São Paulo apareceu em quarto lugar em cancelamentos, com quase 120 mil exclusões.

Não há prazo para o envio dos números. Cada Estado envia o índice definitivo conforme forem sendo concluídos. A partir destes números, o TSE divulga a estatística válida para as eleições 2008.

O cancelamento de títulos é resultado da revisão do eleitorado com o intuito de regularizar o cadastro eleitoral, sanar irregularidades e evitar fraudes.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host