UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/06/2008 - 20h38

Cartilha ensina eleitor a denunciar corrupção

Da Redação
A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), entidade que congrega 13 mil juízes no país, com apoio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), lançou nesta sexta (20) cartilha para esclarecer as principais dúvidas do eleitor sobre as eleições municipais 2008.

A iniciativa faz parte da Campanha "Eleições Limpas - Voto Livre e Consciente" e traz um passo a passo sobre como o cidadão pode identificar atos de corrupção e denunciar possíveis irregularidades eleitorais às autoridades competentes.

Em três passos, o eleitor aprende como identificar um ato de corrupção, como a compra de votos, a coletar provas, como fotos, gravações, e-mails, para facilitar o processo e, por fim, como apresentar a denúncia a uma promotoria eleitoral, à Polícia Federal ou ainda ao próprio juiz eleitoral. Confira o passo a passo

Está prevista para o dia 26 de agosto a realização de uma série de audiências públicas para aproximar o eleitor da Justiça eleitoral. Com o mesmo intuito, também foi lançado o "Manual do juiz", contendo recomendações de atuação para os juízes eleitorais.

"Nosso maior desafio é garantir a liberdade de escolha dos eleitores. Onde há coação econômica, ameaça e clientelismo, não há democracia", escreveu na cartilha Mozart Valadares, presidente da AMB.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host