UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 13h07

Lacerda tem maioria na Câmara dos Vereadores

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
O recém-eleito prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), não deverá enfrentar resistência, em tese, na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, pela razão de a maioria de vereadores eleitos e reeleitos (cerca de 80%), nesta eleição, fazer parte da aliança de 12 partidos em torno da sua candidatura.

Além das legendas, o socialista foi eleito com apoio do governador Aécio Neves (PSDB) e do atual prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT).

Lacerda obteve sustentação para a sua campanha, além do PSB, do PT, PV, PTB, PTN, PP, PR, PSL, PMN, PRP, PSC, e PTC, e contou com o apoio informal do PSDB e do PPS.

A renovação da Câmara de vereadores nesta eleição girou na cada dos 42% (17 novos nomes conseguiram assegurar lugar no legislativo).

Em relação à nova composição, o PT encolheu ao não conseguir repetir a bancada da legislatura atual (nove vereadores), e vai seguir ano que vem com seis representantes. No entanto, a legenda continua com maioria. O partido indicou o vice na chapa encabeçada por Lacerda, o deputado estadual Roberto Carvalho.

A oposição a Lacerda, em princípio, deverá ficar por conta da bancada do PMDB (quatro vereadores), cujo partido lançou o nome de Leonardo Quintão para a disputa da prefeitura. Ainda listados como partidos de oposição aparecem o PC do B (um vereador) e o PHS (dois vereadores), que indicou o vice na chapa do peemedebista.

Na sua primeira entrevista como novo prefeito de uma das capitais mais importantes do país, Lacerda afiançou que não haverá loteamento de cargos na prefeitura, apesar do expressivo número de legendas que o apoiaram. O socialista disse, apesar do viés político, que será levado em conta o critério técnico para as nomeações do secretariado e cargos de confiança.

Vereador mais votado



Para Elias Murad (PSDB), o vereador mais votado em Belo Horizonte (15 mil), Lacerda deve "dar conta do recado", apesar de o socialista estrear em cargo no Executivo. "Acredito que poderá ser uma relação muito boa [Legislativo versus Executivo] porque ela tem sido até boa", citou o vereador, em alusão à administração de Fernando Pimentel (PT). "Ele foi secretário do governador Aécio, na área de desenvolvimento econômico, eu acho que ele dá conta", afirmou

Murad ainda confirmou que irá trabalhar em costuras internas para que Lacerda encontre cenário receptivo entre os vereadores.

Composição da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte



PT
Adriano Ventura
Paulo Lamac
Neusinha Santos
Silvinho Rezende
Arnaldo Godoy
João Locadora

PSDB
Elias Murad
Henrique Braga
Léo Burguês

PMN
Wellington Magalhães
Divino Pereira
Hugo Tomé

PPS
Ronaldo Gontijo
Luzia Ferreira

PSB
Alexandre Gomes
Gera Ornelas

PTC
Anselmo José Domingos
Pablito

PV
Alberto Rodrigues
Leonardo Mattos

PDT
Moamed Rachid
Bruno Miranda

PTB
Elaine Matozinhos
Pricila Teixeira

PRP
João Vitor Xavier
João Oscar

PSL
Paulinho Motorista
Gunda

PT do B
Luis Tibe
Edinho do Açougue

PR
Carlos Henrique

PSC
Autair Gomes

DEM
Preto

PMDB
Preto do Sacolão
Geraldo Félix
Iran Barbosa
Cabo Júlio

PHS
Fred Costa
Sérgio Fernando

PC do B
Maria Lúcia Scarpelli

PRB
Bispo Chambarelle

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host