UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 14h30

Em MG, Aécio minimiza críticas de que sai da eleição enfraquecido

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
  • AE

    Marcio Lacerda vota ao lado de Lacerda e Pimentel neste domingo

Ao afirmar não ter poderes divinos, o governador Aécio Neves (PSDB) minimizou críticas em que teria saído politicamente enfraquecido desta eleição de Belo Horizonte, independentemente do resultado, ao não conseguir eleger Marcio Lacerda (PSB) ainda no primeiro turno.

"Eu não sou Deus. Nosso candidato teve 43% dos votos no primeiro turno, mais do que qualquer candidato em qualquer capital do Sudeste, que apresenta as maiores cidades, e se ganharmos agora, será a vitória de uma tese", afirmou o governador.

Acompanhado do prefeito Fernando Pimentel, Aécio votou pela manhã em escola da capital mineira, mesmo local de votação de Marcio Lacerda, que estava ao lado do tucano.

Apesar de incensar a "tese da convergência" como a grande vitoriosa, caso Lacerda seja eleito, Aécio ressaltou que sai fortalecido no caso de triunfo do socialista.

"Acho que fortalece a tese (de convergência). Todos nós estamos fortalecidos. O prefeito Fernando Pimentel sai muito fortalecido dessa eleição, com a vitória do Marcio, nós saímos fortalecidos, e acho que quem ganha no final é Belo Horizonte", vislumbrou.

Aécio reiterou a sua confiança na vitória do socialista, que encarna a aliança feita por ele e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT), na capital mineira.

"Nós estamos muito confiantes, mas principalmente muito tranqüilos por termos feito o que deveríamos fazer. O Marcio (Lacerda) está de parabéns pela campanha que fez ao lado do (vice) Roberto (Carvalho), uma campanha séria, propositiva, e que eu acho honra as melhores tradições da política mineira.

PSDB e PT



Aécio Neves apregoou ser a parceria feita na capital mineira exemplo a ser seguido e afiançou que continuará a defendê-la, porém, de forma mais abrangente.

"Eu continuarei, independente do resultado, com essa pregação, que o Brasil precisa viver uma convergência maior. O Brasil não pode ser refém eternamente desse maniqueísmo, que coloca num extremo do espectro político o PSDB e, no outro, o PT, cada um buscando os seus aliados e se enfrentando por uma busca exclusivamente do poder", afirmou.

Questionado se uma possível vitória de Lacerda retiraria o apoio da bancada estadual do PMDB a seu Governo, Aécio atenuou esse hipotético cenário.

"São coisas distintas. Essa eleição é circunscrita às questões de Belo Horizonte. A bancada do PMDB tem sido parceira nossa, do Governo do Estado, e eu não acredito que os parlamentares do PMDB, em razão de um resultado eleitoral queiram ir para a oposição em relação ao Governo do Estado", concluiu.

Lacerda



Marcio Lacerda (PSB) se apegou às últimas pesquisas, que lhe dão vantagem, para demonstrar otimismo, mas não quis assumir clima de "já ganhou".
"Nós estamos muito confiantes, mas naturalmente, o que vale é o julgamento das urnas, as pesquisas são muito favoráveis a nós. Nós temos duas pesquisas registradas e mais três não registradas que convergem a um resultado muito favorável. Então estou muito feliz. A população acertou no primeiro turno e vai acertar no segundo turno", disse.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host