UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 11h25

Pimentel diz que continuará defendendo maior aproximação entre PT e PSDB

Marco Antônio Soalheiro
Da Agência Brasil
Em Belo Horizonte (MG)
O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse hoje (26) que permanecerá defendendo uma maior aproximação entre o seu partido e o PSDB, independentemente do resultado das eleições na capital mineira.

Em BH, as duas legendas se uniram em torno da candidatura de Márcio Lacerda (PSB), que disputa a prefeitura com Leonardo Quintão (PMDB).

"Vou continuar defendendo a mesma tese de convergência, de aproximação e de diálogo entre essas duas forças políticas que hoje são oponentes no cenário nacional, mas que precisam conversar e ter uma agenda comum para o país progredir", argumentou o prefeito.

Pimentel, entretanto, ressalvou que essa aproximação não significa, necessariamente, as legendas estarem unidas na disputa eleitoral de 2010.

"Em 2010 dificilmente vai haver aproximação eleitoral. Nós defendemos uma tese política que em alguns momentos pode ser transformar em tese eleitoral. Isso foi possível em Belo Horizonte, mas não significa que será em outros lugares do Brasil", afirmou o petista, em entrevista após votar na Escola Estadual Leopoldo de Miranda, no Bairro Santo Antônio, acompanhado de Lacerda.

Apesar das ponderações, o prefeito dá sinais de que poderá ser candidato a governador em 2010, e uma boa convivência com o atual governador Aécio Neves (PSDB) reforçaria esse projeto.

A aliança arquitetada por Pimentel e Aécio de apoio a Lacerda desagradou a setores do PT e em especial ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Em mensagem divulgada na internet última quinta-feira (23), o ministro se disse "alijado" do processo decisório do PT na capital mineira.

Mas, na avaliação de Pimentel, será possível uma reaproximação entre os dois. "Patrus é um amigo de muitos anos, estimado. Divergências políticas são naturais ao longo da trajetória da gente. Isso não cria nenhuma ruptura."

O prefeito rebateu crítica feita por Patrus de que o PT teria "desaparecido" do processo eleitoral em Belo Horizonte. "Elegemos uma excelente bancada de seis vereadores e estamos na chapa majoritária com o vice Roberto Carvalho. Não tem nada de enfraquecido, o PT está forte e firme em BH e em Minas", disse.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host