UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/10/2008 - 18h01

Comercial de TV de Lacerda associa Quintão ao ex-governador Newton Cardoso

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A cinco dias do desfecho da eleição do segundo turno em Belo Horizonte, o embate entre Marcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB) ganhou novo capítulo ao ser veiculada, pela campanha do socialista, inserção de televisão na qual reportagem da revista Veja associa o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso à campanha do peemedebista.

  • Eugênio Moraes/Hoje em Dia

    O ex-governador de Minas
    Gerais Newton Cardoso (PMDB)

Na propaganda, são veiculados fotos de Quintão ao lado de Cardoso e trecho da reportagem da revista. O locutor faz menção à reportagem e ainda referência aos "verdadeiros aliados de Quintão, que não foram mostrados durante toda a campanha". Em outro trecho, o narrador enfatiza a participação do ex-governador na campanha de Quintão.

"A revista mostrou que Newton Cardoso é hoje um dos mais animados cabos eleitorais de Quintão". Quem narra finaliza perguntando: "é isso que a gente quer para Belo Horizonte?".

As inserções vêm tendo destaque na campanha do socialista, que é apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT).

A peça atual veio em substituição à outra, que vinha sendo utilizada para mostrar o candidato peemedebista conclamando pessoas a "chutar a bunda dos adversários", durante convenção do PMDB em Ipatinga (MG), cidade comandada pelo pai, Sebastião Quintão (PMDB). O atual prefeito tentava a reeleição, mas perdera para o adversário, recém-eleito, Chico Ferramenta (PT).

O marqueteiro da campanha de Ferramenta, Éder Santos, incorporou-se ao time de Lacerda, neste segundo turno.

Sávio Souza Cruz



O deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), que passou a integrar a coordenação de campanha de Leonardo Quintão e se transformou no porta-voz do peemedebista quando o assunto é contra-atacar, rechaçou a participação do ex-governador na campanha e pôs mais lenha na fogueira.

"O Marcio Lacerda [é] quem entende de más companhias, porque as dele são Delúbio Soares [ex-tesoureiro do PT e acusado de fazer parte do escândalo do mensalão], Marcos Valério [acusado de ter sido o operador de mensalão], e Duda Mendonça [marqueteiro político]. A campanha dele [Lacerda] remontou o mensalão em Belo Horizonte e vai levar para a Prefeitura de Belo Horizonte, se ele ganhar, toda a trupe do mensalão", disparou.

O deputado, além de recusar a ajudar o ex-governador, afirmou que Newton Cardoso participa da campanha de Marília Campos, candidata do PT, que concorre à reeleição em Contagem, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Rejeição ao ex-governador



O apoio do ex-governador suscita rejeição tanto na campanha de Lacerda quanto na de Quintão. Sávio Souza Cruz, além de não admitir a presença de Newton Cardoso na campanha de Quintão, disse ser o ex-governador apoiador da candidata do PT.

"O Newton Cardoso é eleitor em Contagem (MG). Ele está participando da campanha da Marília [Campos, prefeita de Contagem e candidata à reeleição] do PT, do partido do [prefeito Fernando] Pimentel, do [vice de Lacerda] Roberto Carvalho", disse.

Para o deputado federal Miguel Corrêa Júnior (PT), um dos coordenadores de campanha de Lacerda, a rejeição ao nome do ex-governador Newton Cardoso pode ser explicada pela última eleição que ele disputou.

Corrêa foi taxativo ao ser perguntado sobre a avaliação que tem da administração feita por Newton Cardoso, que não conseguiu se eleger novamente governador, tendo sido derrotado por Aécio Neves, em 2002.

"Acho que ela [administração] tanto foi negativa que a expressão maior é o voto. Ele teve apenas 6% dos votos. Não sei a votação especifica que ele teve em Belo Horizonte, mas ele não é uma pessoa que não tem popularidade. A cidade tem uma opinião formada sobre ele", afirmou.

O deputado afirma que o vídeo de campanha não foi feito com a intenção de produzir "juízo de valor", mas, sim, para explicar. "O que nós queremos é que fique explícito por quem ele é apoiado e com quem ele tem relações políticas", finalizou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host