UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/09/2008 - 17h17

Pimentel e Aécio trocam afagos em lançamento do plano de governo de Lacerda

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
  • Alberto Escalda/Divulgação

    Da esquerda para a direita: Aécio, Lacerda e Pimentel durante evento de lançamento do plano de governo

Estrelas principais no concorrido lançamento do plano de governo de Marcio Lacerda (PSB), que aconteceu nesta quarta-feira (17), o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) procuraram, cada um a sua maneira, mostrá-lo como o ápice da aliança delineada pelos dois desde o final do ano passado, quando o tucano e o petista começaram a costurar a indicação do socialista ao pleito majoritário de outubro, em Belo Horizonte.


Entusiasmado, o governador tucano prometeu inédito aporte financeiro à administração de Belo Horizonte nos últimos dois anos que ainda terá à frente do governo de Estado.


"Você verá [dirigindo-se a Lacerda] pelos próximos dois anos o maior volume de investimentos do governo do Estado que Belo Horizonte já teve em toda a sua história. Esses recursos que estão no nosso planejamento, no nosso orçamento", prometeu o tucano, que afiançou ser o volume de recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão.


A reboque, Aécio ainda mandou recado aos opositores nacionais da dobradinha encabeçada por ele e por Pimentel. "Belo Horizonte ainda vai mostrar para o Brasil que é com generosidade, com espírito público, com horizonte largo que se constrói uma proposta política. Não se trata de mais uma eleição, trata-se de início de um novo ciclo político", disse exaltado.


O governador tucano ainda fez questão de ressaltar a importância de Pimentel para o êxito da construção da aliança. "A coragem do prefeito Fernando Pimentel vai estar inscrita definitivamente numa das mais belas páginas políticas desse grandioso Estado", afirmou Aécio.


Por seu turno, o prefeito petista devolveu os afagos recebidos e mostrou a afinidade existente entre eles. "Quero saldar nosso governador, companheiro e parceiro que, ao estar aqui hoje, sela definitivamente a aliança que fizemos por Belo Horizonte", disse Pimentel.


Emocionado, Pimentel relembrou que o projeto de governo de Lacerda foi feito a quatro mãos. "Aqui [plano de governo] jaz espelhado o que nós já estamos fazendo e muito que ainda vamos fazer pela cidade de Belo Horizonte. Aqui está, e vou dizer isso publicamente, um pedaço da minha vida", disse Pimentel ao deixar algumas lágrimas escaparem.


Pimentel também não perdeu a oportunidade de alfinetar opositores do processo traçado por ele e o governador. "Alguns talvez não tenham entendido o alcance do que fazíamos em Belo Horizonte, talvez, quem sabe, por perder tempo ali nos planaltos, na região de Goiás [em alusão a Brasília-DF], onde o clima é seco, árido. Ou quem sabe porque voltaram muito o olhar para aqueles altiplanos, ali da terra de onde saíram os bandeirantes e vem a fumaça das fábricas [referindo-se a São Paulo], perdem a visão cristalina que aqui nas alterosas nós temos o privilégio de ter", ironizou Pimentel.


Plano de Lacerda



Marcio Lacerda (PSB) apresentou seu programa de governo baseado em 12 eixos voltados para diversas demandas da cidade.

  • Alberto Escalda/Divulgação

    Lacerda discursa durante lançamento de seu plano de governo


O documento contempla os planos de investimentos em programas já existentes na cidade e o incremento que será dado por Lacerda nas áreas de saúde, educação, transporte coletivo e segurança, além da mobilidade urbana. Ainda há a intenção de fomentar a integração metropolitana de Belo Horizonte com as cidades limítrofes.


O fomento à cultura e à preservação do meio ambiente também foi destaque no relatório apresentado por Lacerda. Por fim, o candidato do PSB destaca o incentivo ao crescimento econômico do município atrelado à inclusão social.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host