UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 15h19

Empresário aposta em apoio de prefeito, governador e 14 partidos para administrar BH

Da Redação*
Protagonista de uma incomum aliança --que uniu o PT ao PSDB, juntos a outros 12 partidos--, coligação que enfrentou resistências antes de ser consolidada, o candidato Marcio Lacerda (PSB), um bem-sucedido empresário do ramo das comunicações, desponta na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo como estreante em eleições.

Há dois meses, Lacerda passaria despercebido na maior parte dos bairros da capital. Mas, ancorado pela ocupação de 40% do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e pelo apoio das duas maiores autoridades políticas do estado --o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT)--, o candidato da coligação "Aliança por BH" apresenta um crescimento expressivo nas sondagens realizadas desde então e prometeu intensificar os projetos comuns das duas esferas de governo.

"Eles [Aécio e Pimentel] perceberam que uma disputa eleitoral entre eles não seria benéfica para Belo Horizonte nem para o futuro político de ambos. Foram então buscar em um terceiro partido alguém que pudesse ser aceito e tivesse uma experiência capaz de manter a colaboração administrativa, atendendo o interesse da população", argumentou Lacerda em entrevista à Agência Brasil.

O candidato admitiu que o prestígio da dupla Aécio-Pimentel é seu principal trunfo, mas ressalvou que o seu perfil e "jeitão mineiro de classe média" também ajudam. Aparências à parte, Lacerda declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 55 milhões. Criticado pelos adversários por não ter ocupado cargos políticos eletivos, o empresário considerou relativa a importância deste fator para uma futura administração. Citou o exemplo do atual prefeito Pimentel que, antes de ser vice-prefeito do falecido prefeito Célio de Castro, ocupava cargo técnico na prefeitura.

"Ter disputado eleição não é necessariamente pré-requisito para ser um bom prefeito. O que importa é a experiência profissional e de vida. Tenho uma larga trajetória empresarial, conheço bem o setor privado e o setor público, tenho uma militância política desde a juventude, sei formar equipes e me considero plenamente qualificado para o cargo", disse o candidato.

Assim como os adversários, Lacerda já definiu planos para tentar solucionar duas das principais demandas dos belorizontinos: a mobilidade urbana e a qualificação da rede pública de atendimento à saúde. Desaforgar o trânsito passa, na sua opinião, pelo investimento em corredores de ônibus e na expansão de vias transversais, para evitar que as pessoas passem desnecessariamente pelo centro da cidade. Nos planos do candidato estão a conclusão do metrô, aguardada há mais de uma década pela população, e que, segundo ele, tem data para acontecer, desde que obtenha aval do governo federal para acionar a iniciativa privada.

"Se o governo federal concordar com o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) que já levamos à ministra Dilma [Roussef, da Casa Civil] e ao presidente Lula, é possível fazer todas as obras em seis ou sete anos. Mas já teríamos benefícios em dois anos, com a modernização da Linha 1, dobrando a capacidade de transporte atual", explicou Lacerda.

Na saúde, o candidato avisou que um centro de especialidades médicas, que hoje faz 16 mil consultas ao mês, passará a fazer 40 mil consultas no mesmo período já no primeiro ano de mandato. Lacerda também anunciou investimentos para beneficiar 50 mil pessoas que aguardam cirurgias na rede pública. "Tem a questão do baixo preço pago pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Vamos aportar R$ 45 milhões para melhorar o valor pago por essas cirurgias e acabar com essa fila", prometeu o candidato.

Um novo hospital com 300 leitos e o estabelecimento de um modelo de remuneração variável dos profissionais de saúde, vinculado ao cumprimento de metas de atendimento nos postos, são outras bandeiras do candidato. Na educação, as promessas são a construção de 100 escolas infantis em quatro anos, para atender 45 mil crianças em situação de vulnerabilidade social, e a ampliação das escolas em tempo integral.

O plano de governo completo, com ações detalhadas também nas áreas de desenvolvimento econômico, segurança e meio ambiente, será lançado por Marcio Lacerda na próxima quarta-feira (17).

*Com informações da Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host