UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/09/2008 - 12h18

Pesquisa CP2/DataTempo: Lacerda atinge 38,4% das intenções de voto

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSB, Marcio Lacerda, continua mantendo a primeira colocação em mais uma pesquisa de intenção de voto e seria eleito já no 1º turno se for mantido o percentual de eleitores indecisos observados na pesquisa feita pelo Instituto CP2/DataTempo e divulgada pelo jornal "O Tempo", que publicou na edição desta quarta (10) o levantamento encomendado. O candidato socialista soma 38,4% na preferência do eleitorado da capital mineira ante 29,9% obtidos pelos adversários somados.

O número de indecisos ficou em 19,8%, já os votos brancos e nulos somaram 10,2%.

PESQUISA ANTERIOR

Em levantamento do instituto CP2/DataTempo divulgado no dia 20 de agosto, Jô Moraes aparecia com 21,5% das intenções de voto e Lacerda com 8,68%

Os percentuais apresentados pelo instituto trazem o contraste observado entre as campanhas de Lacerda e da candidata do PC do B à prefeitura da cidade, a deputada federal Jô Moraes, que havia mantido a preferência do eleitorado até o início da veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Enquanto o candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) subiu 33% desde a primeira pesquisa feita pelo CP2/DataTempo, no dia 1º de julho (quando tinha 4,94%), Jô Moraes caiu dez pontos percentuais no mesmo período, saindo da primeira colocação (20,03%) para atuais 10,1%.

A deputada figura empatada tecnicamente com o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que obteve 13,5% das intenções de voto do eleitorado belo-horizontino. Pela primeira vez, o peemedebista figura com porcentagem maior que a da comunista.

O instituto informou ter sido de três pontos percentuais para mais ou para menos a margem de erro da pesquisa. O candidato do PTD, Sérgio Miranda, recebeu 2,8% das intenções de voto, e Gustavo Valadares (DEM), 2%. Vanessa Portugal, postulante ao cargo pelo PSTU, foi lembrada por 1,5% dos entrevistados.

Pesquisa Espontânea



A primazia de Marcio Lacerda (PSB) também é constatada na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome do candidato ao eleitor. Nessa modalidade de aferição, Lacerda alcançou 34,5% da preferência do eleitorado. Por seu turno, Jô Moraes (PC do B) ficou com 7%, voltando a ocupar o 2º lugar, contrastando com a pesquisa estimulada, e Leonardo Quintão (PMDB) registrou 5,2% no levantamento.

O número de indecisos salta para 32,3% nesse tipo de pesquisa feito pelo instituto.

Segundo Turno



O levantamento ainda aponta vitória de Marcio Lacerda (PSB) em um eventual segundo turno na cidade, oportunidade em que o socialista derrotaria Jô Moraes (PC do B) ao obter 48% das intenções de voto dos eleitores contra 20,01% observados para a deputada federal.

Se confrontasse Leonardo Quintão (PMDB), Marcio Lacerda somaria 50% ante 15,1% do peemedebista.

A pesquisa foi feita nos dias 5 e 6 deste mês, ouviu 1.000 eleitores em Belo Horizonte e está registra no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o número 029/2008.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host