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08/09/2008 - 16h12

Lacerda conseguiu 26 mil intenções de voto por dia desde o início da propaganda eleitoral

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte

APOIO DE PESO

Arrancada de Lacerda se deve a apoio de Pimentel e Aécio, analisa cientista político

O candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, arregimentou em média 26 mil intenções de voto por dia desde o início da campanha eleitoral veiculada no rádio e na TV. O candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) aparece com 42% da preferência do eleitorado da capital mineira calculado em 1.077.000 de pessoas até agosto deste ano pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais).

Segundo o levantamento feito com 845 eleitores da capital pelo Instituto Datafolha e divulgado neste sábado (6), o socialista dobrou a porcentagem na preferência do eleitorado belo-horizontino, que era de 21% observados na pesquisa anteriormente feita pelo instituto durante os dias 21 e 22 do mês passado, quando haviam decorridos apenas dois dias do início da propaganda eleitoral para prefeito.

O ex-secretário de Estado do governo de Aécio Neves iniciou a corrida rumo ao cargo de prefeito da cidade com apenas 6%, em pesquisa de 25/7 do Datafolha. Ele estava bem distante da deputada federal Jô Moraes (PC do B), que tinha 20% e liderava até então as pesquisas feitas em Belo Horizonte. Atualmente, Jô Moraes tem 13% e está tecnicamente empatada com Leonardo Quintão (PMDB), que somou 12% do eleitorado na pesquisa de sábado (6).

Lacerda tem a seu dispor o maior tempo de rádio e televisão entre os postulantes ao cargo de prefeito de Belo Horizonte. Ele conta com 11min e 48s para discorrer sobre seu plano de governo. Talvez isso possa explicar a vantagem de 29 pontos percentuais sobre a deputada que, por seu turno, tem apenas 1min e 46s e foi suplantada pelo oponente em apenas duas semanas de veiculação da propaganda eleitoral. A pujança do tempo de Lacerda se deve ao arco de alianças criado em torno do seu nome --doze partidos apóiam o socialista.

Crescimento atribuído a Aécio e Pimentel



Apesar do começo titubeante, cientistas políticos ouvidos pela reportagem do

UOL

afirmaram que Marcio Lacerda alcançaria melhor resultado com o início da campanha eleitoral no rádio e na televisão.

CACIFE POLÍTICO

Cientista político já acreditava que a maré ia virar para o lado de Lacerda



Para eles, o apoio de Aécio Neves e Fernando Pimentel, cabos eleitorais bem qualificados pela opinião pública da cidade, seria fator fundamental para alavancar a campanha do socialista.

Para o cientista político e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Bruno Reis, o cacife político de Lacerda atribuído a Aécio e Pimentel era muito grande para ser desprezado.

Opinião parecida com a de Malco Camargos, cientista político e professor da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), para quem a arrancada de Lacerda (21%) nas duas primeiras semanas de aparição na televisão e no rádio, quando o socialista emparelhou em primeiro lugar com Jô Moraes (17%), pode ser creditada ao respaldo dado pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Pimentel.

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