UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/07/2008 - 16h50

Morte do ex-prefeito Célio de Castro causa repercussão entre candidatos em BH

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A morte do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro, ocorrida na manhã deste domingo (20), causou comoção no cenário político e repercutiu entre os candidatos à prefeitura da capital mineira. Célio de Castro faleceu em decorrência de parada cardíaca.
  • Leticia Abras/Hoje em Dia

    Célio de Castro morreu na manhã deste domingo (20) aos 76 anos


    O ex-secretario de Estado Marcio Lacerda (PSB) confirmou neste domingo a suspensão da campanha de rua por três dias em decorrência da morte do ex-prefeito. Em evento recente de lançamento da chapa de Lacerda e do deputado Roberto Carvalho (PT) para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte, Célio de Castro havia sido lembrado.

    Em discurso, o deputado Roberto Carvalho, candidato a vice na chapa de Lacerda, leu carta atribuída a Célio de Castro na qual o ex-prefeito condicionara seu apoio à candidatura do socialista e do petista à prefeitura de Belo Horizonte. A candidatura oficializa a união entre petistas e tucanos na capital mineira.

    A candidata pelo PC do B à prefeitura da capital mineira, a deputada federal Jô Moraes, pelo mesmo motivo, cancelou suas atividades de campanha neste domingo (20), e, em nota, se solidarizou com a família de Castro e com os belo-horizontinos que admiravam o ex-prefeito.

    Repercussão

    O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), manifestou pesar pela morte de Célio de Castro. Em nota, Aécio Neves destacou o humanismo praticado pelo então prefeito Célio de Castro, que exercera anteriormente a profissão de médico e ficara conhecido pela alcunha de "Doutor BH" durante sua gestão à frente da prefeitura de Belo Horizonte (1997/2002). O governador tucano ressaltou sua admiração à figura pública do ex-prefeito.

    Aécio também relembrou avanços obtidos durante o mandato de Célio de Castro na área social e infra-estrutura na capital mineira.

    Já o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que sucedera Castro após o derrame sofrido por ele há 7 anos, declarou luto oficial de três dias em razão da morte. Em 2001, vítima de derrame cerebral, Castro fora forçado a se afastar da vida pública, deixando a cadeira de prefeito para Pimentel, o vice-prefeito à época.

    O ex-prefeito Célio de Castro, que atualmente estava filiado ao PT, mas inicialmente fora eleito para a prefeitura de Belo Horizonte pelo PSB, morreu aos 76 anos. Ele estava internado desde sexta-feira (18) em um hospital de Belo Horizonte.

    O início do velório de Célio de Castro está marcado para as 18h no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte e o sepultamento deverá ocorrer nesta segunda (21), pela manhã, no cemitério Parque da Colina, localizado na capital mineira.

    Trajetória política

    Célio de Castro exerceu por duas vezes o mandato de deputado federal e exercera o mandato de prefeito pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2000. Na campanha para o primeiro mandato, Castro se notabilizou por conseguir reverter quadro eleitoral desfavorável na capital mineira ao despontar inicialmente com 2% das intenções de voto dos eleitores.

    Nota de falecimento

    Leia a seguir a íntegra da nota de pesar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    "Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro. O companheiro Célio tinha duas virtudes políticas que se destacavam: a transparência e o compromisso social. Célio dizia que todo governante precisava assumir compromissos claros com a população, abrir espaço para a participação popular e trabalhar sem trégua em favor da inclusão social dos segmentos menos favorecidos da sociedade. Os mineiros sabem do que estou falando, elegeram-no duas vezes prefeito de sua capital. Ele deixa como legado a cultura do entendimento, da aliança de pessoas em torno de uma causa maior. Deus dê força para que sua família, amigos e o povo mineiro suporte este momento de dor."

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host