UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

09/07/2008 - 16h14

Aliança entre PT e PSDB em BH é uma aberração, diz candidata do PSTU

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A postulante do PSTU ao cargo de prefeita de Belo Horizonte, Vanessa Portugal, classificou a aliança entre o PT e o PSDB na capital mineira para a disputa da eleição majoritária, em outubro, de "aberração", mas diz não ter ficado surpresa e a considerou previsível em razão dos rumos tomados pela legenda petista na história recente do partido no país.

"Eu acho isso (união entre PT e PSDB) uma aberração, no que diz respeito ao que foi o PT e o objetivo pelo qual ele foi fundado, mas o Lula, quando assume o governo, não aplica uma política diferente do (ex-presidente) Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Era de se imaginar que houvesse uma confluência oficial numa troca de interesses entre pessoas, entre candidatos ou entre os partidos," disse.

Com discurso alinhado aos movimentos populares da esquerda mais radical, Vanessa Portugal criticou a aproximação de petistas e tucanos em Belo Horizonte e diz ter detectado na capital mineira uma espécie de acordo no qual, segundo ela, os grandes empreiteiros e empresários do setor de transporte são beneficiados, com a anuência dos petistas que estão no comando da prefeitura.

"Belo Horizonte é uma cidade onde está se construindo um grande acordo do empresariado contra a classe trabalhadora, e o PT se alia a isso ao se aliar com o PSDB. A Prefeitura de Belo Horizonte hoje é uma prefeitura que beneficia a grande empresa de transporte, que beneficia as grandes empreiteiras, e isso se vê pela proporção das obras que são feitas e os contratos que são feitos e quem financia as campanhas eleitorais." ressaltou.

Para ela, a aliança tucano-petista na capital mineira personifica a continuidade do atual quadro. "O acordão entre o PT e o PSDB na cidade vai, na verdade, estimular e aumentar esse disparate que existe em Belo Horizonte", frisou.

População Carente

A candidata tenciona organizar a população menos favorecida da cidade e promete isenção de impostos municipais aos munícipes de baixa renda. "O objetivo da nossa candidatura é que a população mais pobre e trabalhadora precisa se organizar para ir contra esse grande acordo que existe entre os empresários e para exigir que os recursos de Belo Horizonte beneficiem a maioria da população, que é a população trabalhadora. Como isso será feito? Que essa população seja isenta dos impostos que mantêm a cidade, porque ela (população mais carente) já mantém a cidade com o seu trabalho," explicou.

Vanessa Portugal defendeu também melhoria nos serviços públicos prestados aos moradores de baixa renda e a implementação de política de moradia. "Os serviços prestados a essa população devem ser serviços de qualidade, que (eles) tenham educação de qualidade, saúde e saneamento de qualidade, e que tenha uma política de moradia para atender as 150 mil famílias que estão sem casa hoje na cidade de Belo Horizonte. Essa política não existe. Existe, sim, um ataque aos movimentos sociais que lutam pela moradia," ressaltou.

A candidata prega a ascensão da classe trabalhadora ao poder e diz não se iludir em relação à resolução de todos os problemas da cidade citados por ela. "Não temos a ilusão de que se resolve isso através de um simples processo eleitoral ou lançando uma candidatura, por isso que a gente insiste, que nós nos candidatamos para ser um elo e ajudar a classe trabalhadora a se organizar para tomar para si a cidade, que tem que ser da maioria da população," finalizou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host