UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 20h55

Executiva do PT faz avaliação positiva do resultado das eleições municipais

Iolando Lourenço
Da Agência Brasil
Em Brasília
A Comissão Executiva Nacional do PT fez hoje (27) uma avaliação do desempenho do partido nas eleições municipais encerradas ontem (26). Segundo o presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), o PT cresceu 36% desde as eleições municipais de 2004.

Na eleição de 2004, o partido elegeu 411 prefeitos e agora 559, um aumento de 148 prefeituras.

Ao comentar a disputa na cidade de São Paulo, Berzoini disse que a candidata Marta Suplicy teve uma postura "plena na campanha" e que a derrota não a enfraqueceu para outras disputas.

Segundo ele, o patamar de votos obtidos pela petista foi semelhante ao de outras eleições, mas que nessa eleição foi "uma disputa acirrada entre duas forças políticas nacionais".

Na análise de Berzoini, os partidos da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceram muito nessas eleições, enquanto que os partidos de oposição diminuíram seus espaços.

"Os partidos da base governista vão governar cidades que representam 72% do eleitorado nacional", disse. "Essa eleição consagrou a reeleição pelo bom desempenho do governo Lula. Tenho certeza que os investimentos nos municípios, inclusive com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ajudaram a reeleger, inclusive prefeitos da oposição", acrescentou Ricardo Berzoini, ao justificar o grande número de prefeitos reeleitos.

De acordo com o presidente do PT, passada a eleição é hora de recomeçar o diálogo entre os partidos da base, principalmente porque houve embates entre aliados do governo em várias disputas. Ele informou que hoje mesmo já conversou com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). "Estamos negociando com o PMDB a nossa boa convivência na base aliada", revelou.

Questionado se o crescimento do PMDB assegura o direito de ter candidatura própria à Presidência da República em 2010, Berzoini afirmou que o partido tem legitimidade para lançar candidato próprio, mas disse que é óbvio que "nós trabalhamos por uma aliança para 2010" .

Indagado se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, saiu enfraquecida com a campanha, Berzoini não concordou e disse que ela saiu da campanha fortalecida dentro do PT.

Em nota à imprensa, a Executiva Nacional afirma que o resultado eleitoral foi positivo, mas que é preciso avaliar com profundidade também as dificuldades enfrentadas.

"Em alguns estados nosso desempenho ficou aquém do esperado. É preciso que as direções estaduais façam uma avaliação sobre os obstáculos encontrados, apontando a estratégia de crescimento para 2010", diz o documento.

Em outro trecho, a nota afirma que "encerradas as eleições, é hora de concentrarmos nossos esforços na agenda política do país, no enfrentamento da crise financeira mundial, nas votações no parlamento, nas lutas populares, na coesão de nossa base partidária".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host