UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/10/2008 - 08h41

Discussão e acusações em torno da saúde marcam 1º debate do 2º turno em Belém

Irna Cavalcante
Especial para o UOL Eleições
Em Belém
O tema saúde pública norteou o debate promovido pela Rede Bandeirantes, em Belém, na noite da quinta-feira (16). Esta é a primeira vez que os candidatos José Priante (PMDB) e Duciomar Costa (PTB) se enfrentam após o resultado do primeiro turno.

  • Ricardo Augusto/Divulgação

    O tema saúde pública norteou o 1º debate do segundo turno promovido pela Rede Bandeirantes

E o contrastes dos números apresentados - que marcaram os debates do primeiro turno - voltaram a ser usados como estratégia de campanha. De um lado Priante acusando Duciomar de ter recebido mais de R$1 bilhão para aplicar na saúde do município, segundo números da prestação de contas da prefeitura ao Tribunal de Contas do Município (TCM), e não ter aplicado efetivamente nas unidades de saúde. Em resposta, Duciomar desqualificou os índices apresentados pelo adversário alegando que ao contrário do que foi informado, Belém ampliou os investimentos nesta área, tendo reformado e equipado todos os postos do município, aumentado o número de leitos e estendido em 45% o Programa Saúde da Família.

Duciomar também disse que as dificuldades que a gestão dele enfrentou para receber a liberação desses recursos que foram destinados ao município se devem, sobretudo, pelas dificuldades financeiras em que encontrou a prefeitura quando assumiu a gestão, até então governado por petistas, hoje aliado do PMDB, mas também por conta de "picuinhas políticas" do ministro Temporão, que é outro peemedebista. "Mas mesmo assim conseguimos fazer muita coisa", disse o atual gestor.

Priante rebateu alegando que os recursos para fazer uma boa gestão ele teve, o que lhe faltou foi competência para administrar bem a cidade.

Também aproveitou para ressaltar a fragilidade institucional da secretaria de saúde do município, por onde já passaram mais de cinco secretários em pouco mais de três anos. A partir daí, Duciomar aproveitou para alfinetar o adversário, alegando que Priante, indicou o irmão Halmélio Sobral para a secretaria de saúde do Estado, que posteriormente, teve de ser substituído diante de escândalos de gestão.

Durante o debate, Duciomar também adotou como estratégia usar todo o seu tempo destinado a perguntas livres para que Priante falasse de suas propostas para saúde. "O senhor fala tanto de saúde, então vamos debater saúde. Mas com seriedade e em cima de propostas", afirmava o petebista.

Priante, por sua vez, falou durante todo o tempo sobre o caos em que a cidade se encontra nesta área. "O candidato me pergunta como se eu fosse o prefeito, mas é o senhor que tem que responder por que não aplicou os R$ 1 bilhão que recebeu para investir em saúde", disparou.

O tema saúde também reacendeu velhas polêmicas contra Duciomar. Priante por várias vezes insinuou que Duciomar não era a pessoa mais apropriada a falar de saúde. "E que como uma pessoa que já trabalhou com óculos muito tempo, deveria comprar um para ver o caos em que a cidade se encontrava", alfinetou o candidato peemedebista, fazendo referência às acusações de campanhas anteriores de que Duciomar receitava óculos de forma irregular, sem ter formação para tal.

O atual prefeito não respondeu diretamente às provocações, apesar de não conseguir disfarçar o desconforto com o tema, e preferiu partir para o contra-ataque, cobrando mais propostas do adversário.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host