UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/10/2008 - 12h17

Para evitar problemas do 1º turno, TRE-PA vai receber novas urnas

Da Redação

Para o segundo turno das eleições municipais no próximo dia 26 de outubro, o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) está providenciando mudanças técnicas com o objetivo de evitar os mesmos problemas ocorridos do primeiro turno. Para tanto, 2.630 urnas eletrônicas modelos 2006 e 2008 já foram solicitadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e devem chegar a Belém a partir desta quinta-feira (16).


Segundo o diretor-geral do TRE-PA, Paulo Reis, todas as urnas de Belém serão trocadas. As urnas que serão enviadas pelo TSE até a próxima sexta-feira (17), não foram utilizadas no primeiro turno, uma vez que serviram apenas como contingência em municípios como Vitória, Aracaju, Maceió e Porto Velho, e algumas que estavam guardadas no próprio depósito do TSE.


As 2.630 novas urnas serão utilizadas nas 2.321 seções eleitorais da capital, sendo 2.246 seções principais e 75 seções agregadas, e pelo menos 224 urnas de contingência para eventuais necessidades. Também estarão disponíveis 175 urnas de lona em Belém, para apoio. "O que atrasou a apuração foi a votação em alguns locais, a falta de energia elétrica em alguns bairros e a forte chuva ao final da tarde, que prejudicou a logística elaborada", avaliou o diretor geral.


Rota


Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PA, nesta quarta-feira (15), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) sairá de Vitória com 750 urnas rumo a Aracaju, onde serão embarcadas mais 700 urnas eletrônicas. A previsão de chegada em Belém é a partir de meia-noite e meia desta quinta.


Mais 500 urnas sairão de Maceió rumo a Belém, com previsão de chegada às 19 horas. Já no dia 17, a partir das 15h, está prevista a chegada de mais 500 urnas provenientes de Porto Velho. Todos os vôos têm chegada prevista para a Base Aérea de Belém (Rodovia Arthur Bernardes, s/nº, Val-de-Cans), e seguirão para o Depósito de Urnas, em Ananindeua. Ao todo, o TRE do Pará vai receber 500 urnas eletrônicas modelo 2006, e 2.130 modelo 2008. A partir de amanhã todas as urnas serão testadas.


O problema das urnas de Belém, Icoaraci, Ananindeua e Marituba teria ocorrido em virtude de incompatibilidade entre o sistema operacional utilizado pelo TSE neste ano com as mídias externas usadas nas urnas fabricadas em 1998. Em Belém, aproximadamente 30% das urnas eletrônicas de seção - de um total de 2.246 - apresentaram problemas de funcionamento.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Para o segundo turno das eleições municipais no próximo dia 26 de outubro, o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) está providenciando mudanças t%>